/governosp
A comunidade boliviana da cidade de São Paulo pode, desde o dia 10 de junho, regularizar seus documentos no Memorial da América Latina. O ?Poupatempo? boliviano, como foi apelidado, fica no Memorial durante 90 dias e espera atender mais de 40 mil imigrantes com situação irregular no país.
A iniciativa é do Consulado Geral da Bolívia que, em conjunto com o Ministério de Relações Exteriores do Brasil e da Bolívia, organizou, no ?Queijinho? do Memorial, um posto de atendimento rápido para emissão de documentos como: Cédulas de Identidade, atestado de antecedentes criminais e certidões de nascimento e casamento.
O cônsul-geral da Bolívia, Jaime Valdivia, esteve no local e lembrou da importância do empreendimento para a comunidade: ?Trata-se de uma ação do Estado Boliviano de resgate da cidadania. A participação do Memorial, que está cedendo o espaço, é essencial. Prova que cada vez mais a Fundação vem se tornando um território latino-americano?.
O ?Poupatempo? boliviano emite documentos em tempo recorde, todos podem ser retirados no dia seguinte, passadas 24h. O posto funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h e conta com o trabalho de 14 funcionários do Ministério boliviano.
A iniciativa tem o objetivo de facilitar a emissão de documentos para imigrantes como José Luís que, aos 19 anos veio sozinho para São Paulo trabalhar. ?Estou aqui já tem sete anos. Agora preciso de um novo RG, pois perdi o original?.
Já Virginia aproveitou a ensolarada manhã do dia 11 e trouxe os dois filhos para regularizar a situação no Brasil. O pequeno Nilmar, de três anos, nasceu na Bolívia, mas pôde tirar seu documento de identidade no Memorial, sem problemas e sem demora. A caçula Paula é paulistana, e tem direito a dupla cidadania, a certidão de nascimento boliviana garante que a menina seja considerada cidadã também no país vizinho.
O cônsul-geral ainda lembra do acordo binacional entre os dois países amigos: ?Assim como os bolivianos encontram aqui apoio para regularizar sua situação, os brasileiros na Bolívia também contam com a mesma ajuda, é uma iniciativa de mão-dupla, acontece lá também?.
Atualmente existem cerca de 200 a 250 mil imigrantes bolivianos vivendo em território brasileiro, e a grande maioria, aproximadamente 70%, na cidade de São Paulo.
Mais informações:
Consulado Geral da Bolívia em São Paulo
Tel. 3289-0443
Fotos: Gabriela Mainardi
1- Funcionários do Ministério boliviano
2 – José Luís
3 – O pequeno Nilmar deixa suas digitais para confecção da cédula de identidade