/governosp
É um pássaro? É um avião? É um ônibus? É um teatro? Não! É o Buzum, o teatro de bonecos itinerante criado por Beto Andreetta, que também dirige a Cia. Pias Fraus, do espetáculo Bichos do Brasil. No dia em que o Memorial da América Latina completa 24 anos, o Buzum! inicia sua temporada nacional de 2013. Nos dias 16, 17, 24, 30 e 31 de março, a Companhia montará o seu teatro de bonecos itinerante dentro de um ônibus na praça principal do Memorial. As apresentações são gratuitas e acontecem em seis sessões diárias, entre 10h e 16h.
O conjunto criado por Oscar Niemeyer, em 1989 terá, além do Buzum!, uma série de eventos comemorativos, principalmente no ‘coração’ do Memorial, que é a praça principal. Lá serão instaladas tendas, barracas e até vaporizadores para as famílias. Mesas de piquenique, pista de caminhada, parque infantil e aparelhos de ginástica também serão dispostos no local para o público. Na programação também terá bumba-meu-boi, saraus, teatro de rua, charangas, fanfarras, além de show do músico Alceu Valença e a sexta edição do Festival de Teatro Ibero-Americano de São Paulo.
O Buzum! é um teatro de bonecos itinerante. A companhia se desloca em um ônibus transformado em teatro com plateia, palco, equipamento de luz e som, ar condicionado. Sua capacidade é para receber um público de até 55 pessoas por sessão. O público não precisa se deslocar, o Buzum! vai até ele.
O universo da língua portuguesa é tema da obra Mundo Português, que será levada no Memorial. Com dinamismo e um ambiente intimista, o público é levado a questionar em quais países se fala a língua portuguesa e de que forma, historicamente, isso aconteceu. O espetáculo também vai em busca das origens culturais do processo de colonização e trata, de maneira bem humorada, algumas expressões e palavras de outros idiomas na nossa língua.
Com um currículo de mais de duas mil apresentações, um público de mais de 100 mil crianças em mais de 50 cidades (entre São Paulo, Rio e Bahia), a Cia Buzum! vai fazer, entre abril e maio, 19 apresentações na grande São Paulo.
Com uma experiência de 30 anos acumulada na Pia Fraus, famosa companhia de teatro de bonecos, o diretor Beto Andreetta, um dos criadores da Buzum!, conta que sua inspiração veio do seu contato com a obra do espanhol Garcia Lorca. O poeta, músico, pintor, dramaturgo e bonequeiro espanhol tinha um caminhão e viajava com sua trupe pela Espanha apresentando espetáculos. ‘Fazer isso com teatro de bonecos é um sonho antigo’, relata o diretor. A sua trupe nasceu da inspiração nessas viagens e, no Brasil, da tradição dos mamulengueiros, como são chamados os bonequeiros populares do nordeste que viajam pelo interior do país mostrando sua arte. A partir dessa ideia, Beto e Mariane Gutierrez, atriz e produtora executiva do grupo, criaram algumas peças desenvolvidas especialmente para o Buzum!. ‘Agora nosso objetivo é expandir esses números’, conta Gutierrez. ‘Queremos aumentar as trocas entre os artistas da trupe, as crianças e os jovens com a experiência que já temos’, afirma.
SERVIÇO:
Buzum – O teatro de bonecos itinerante
Dias 16, 17, 24, 30 e 31 de março
Sábados e domingos, entre 10h e 16h
Gratuito