/governosp
São Paulo – O Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL), diretoria acadêmica do Memorial da América Latina, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), dá início ao Curso de Extensão “Português para imigrantes da cidade de São Paulo”.
Gratuitos, os encontros vão ocorrer presencialmente no auditório do Anexo dos Congressistas (Portão 12) toda segunda-feira, das 19h às 21h, tendo início em 11 de setembro e finalizando em 11 de dezembro.
Ao todo, serão disponibilizadas 20 vagas no curso destinados a estrangeiros moradores de São Paulo que buscam aprender a língua portuguesa. Os interessados devem se inscrever até 10 de setembro pelo formulário on-line: https://forms.gle/NuuXgy5KSAeUFH8w8.
As aulas serão oferecidas por alunos do último ano da Faculdade de Educação e da Faculdade de Letras da Universidade de São Paulo (USP). A coordenação ficará a cargo dos docentes Prof. Dr. Fábio Barbosa de Lima (FE-USP), Profª. Drª. Fernanda Ortale (GELHE/ FFLCH – USP) e Prof. Dr. Valdir Heitor Barzotto (FE-USP).
“O CBEAL reconhece que há uma demanda para a formação dos imigrantes e refugiados que vivem em São Paulo, com o intuito de melhor integrá-los, possibilitando que estreitem laços com outros moradores e sejam qualificados para buscarem empregos dignos na nossa sociedade”, afirma Pedro Mastrobuono, diretor-presidente do Memorial da América Latina.
Sobre o curso
O objetivo do curso é propiciar conhecimentos da língua e cultura brasileiras de imigrantes recém-chegados à cidade de São Paulo, de forma a contribuir para a sua inserção na comunidade brasileira, no tocante aos contextos rotineiros de comunicação: cuidados com a saúde, opções de lazer, direitos e deveres do mundo do trabalho e funcionamento do sistema escolar.
O curso terá um viés intercultural, de forma a garantir, também, contribuições a partir da sua cultura para o nosso desenvolvimento.
A base teórico-metodológica do curso terá como partida a abordagem intercultural e translíngue, cujos principais pressupostos são: o respeito à diversidade linguístico-cultural e a valorização indenitária de todos os participantes por meio da partilha de informações, da troca de conhecimentos e da construção da solidariedade entre os membros da comunidade de estudantes.
Além das aulas, estão previstas duas oficinas interculturais, a fim de integrar os alunos estrangeiros de português e os alunos brasileiros (aprendizes de espanhol).
A avaliação será formativa, considerando a participação dos alunos nas aulas e nos trabalhos em grupo, a serem solicitados ao longo do curso. Além disso, para a aprovação é exigida a participação em 75% das aulas. O Memorial fornecerá certificado aos alunos aprovados.
SERVIÇO:
Curso gratuito de português para imigrantes
Data: de 11 de setembro a 11 de dezembro, sempre às segundas-feiras
Horário: das 19h às 21h
Inscrições: até 10 de setembro pelo link https://forms.gle/NuuXgy5KSAeUFH8w8
Gratuito
Para mais informações: contato.cbeal@memorial.org