/governosp
Realizado pelo Governo Peruano, o evento multidisciplinar de 4 a 7 de novembro reúne encontros de empresários, discussões bilaterais, shows musicais, festival gastronômico e exposições de artes plásticas
Um país em franca evolução, bafejado nas manchetes da imprensa mundial pelo brilho do Prêmio Nobel de Literatura a Mario Vargas Llosa e a caminho de sua consolidação no cenário da América Latina: esse é retrato atualizado que o Peru traz ao Brasil, na mais expressiva exposição de suas potencialidades em todos os segmentos de atividade econômica, cultural, turística e gastronômica.
É a Expo Peru 2010, de 4 a 7 de novembro no Memorial da América Latina. De fato e de direito, uma festa do Peru com o sugestivo tema Vozes da Integração e ancorada em extenso programa de atividades que vão desde festival de gastronomia e manifestações artísticas, culturais e folclóricas a rodadas de negócios e workshop de turismo.
A Embaixada do Peru e o Consulado Geral em São Paulo esperam, como organizadores, que, muito mais do que o farto cardápio festivo, o evento sirva como mote propulsor para oportunidades de investimentos e negócios, além de clara demonstração de que as relações entre os dois países vão bem, obrigado, e podem melhorar ainda mais.
Nessa expectativa, anunciam a presença de ministros, secretários de Estado, gestores de políticas públicas, representantes de câmaras comerciais, empresários e personalidades da América Latina.
O Memorial da América Latina foi escolhido “por ser o cenário ideal” para abrigar a Expo Peru 2010, dizem o embaixador Ricardo Ghibellini e o Cônsul-Geral em São Paulo, Jaime Stiglich, anfitriões do evento. “Afinal, o Memorial nasceu com a missão de estreitar as relações do Brasil com os países da América Latina. E é por isso que pretendemos mostrar a verdadeira imagem do Peru, um país moderno de tradição milenar progredindo cada dia mais no processo de integração com o Brasil”.
– Fórum Empresarial Brasil – Peru – com a presença dos ministros de Energia, Transportes, Comércio Exterior e Turismo dos dois países debatem oportunidades comerciais e de negócios bilaterais. Dia 4, quinta, das 9 às 12h, no Auditório.
– Rodadas de Negócios e Investimentos – comitiva com 80 empresários peruanos dos segmentos de alimentos, confecções e manufaturas diversas, além de representantes de governos estaduais que apresentarão projetos de investimento.Dias 4 e 5, quinta e sexta, das 11 às 18h, na Praça da Sombra.
– Seminários de Turismo – Empresário do setor do Peru e do Brasil discutem ofertas e projetos bilaterais. Dia 4, quinta, das 9 às 11h, na Sala dos Espelhos.
– Desfile de Moda – Estilistas peruanos apresentam trabalhos e criações com fibras naturais de algodão e alpaca, e joalheria em prata. Dia 4, quinta, das 20 às 22h no Auditório.
– Feira de Artesanato – Premiados Mestres Artesãos expõem seus trabalhos de Arte Popular e do Centro de Tecidos Tradicionais do Cusco. De 4 a 7, quinta a domingo, das 10 às 19h, em frente ao Pavilhão da Criatividade.
– Festival Peruano de Gastronomia e Pisco – Cebiches, tiraditos, anticuchos e outras iguarias, degustação de variedades do pisco e coqueteis à base da tradicional bebida do país. De 4 a 7, quinta a domingo, das 12 às 22h, no restaurante montado em frente ao Auditório Simón Bolívar.
– Apresentação Musical – presença de Eva Ayllón, a mais importante cantora da costa peruana na atualidade; Dia 5, sexta, 20h, no Auditório. Ingressos: R$30,00. Bilheteria: de 1 a 3, das 14 às 19h, e dias 4 e 5, das 10h às 20h.
– Apresentação Musical do grupo musical Inka Jazz, que mistura jazz ritmos afroperuanos, andinos. Dia 6, sábado, 20h, no Auditório. Ingressos: R$15,00. Bilheteria: de 1 a 3, das 14 às 19h, e dias 4 e 5, das 10h às 20h.
– Apresentação Musical dos Hnos.Yaipén, o máximo da cumbia peruana. Dia 7, domingo, 16h, na Praça Cívica. Entrada franca
– Danças – o Ballet Folclórico Nacional apresenta números e coreografias das três regiões geográficas do Peru: costa, Andes e selva, que representam o patrimônio imaterial do país. De 4 a 6, quinta a sábado, 12h, no Auditório. Entrada franca.
– Exposições de Arte – Pinturas de Herman Braun-Vega, um dos mais renomados artistas mundiais, que volta a São Paulo depois de 25 anos, quando se apresentou na Bienal de 1985. Mostra Develaciones-Tendencias, com pintas de Jorge Cabieses, Jorge Vigil e Pablo Patrucco. Cromoterapia – esculturas de Nani Cárdenas. De 5 de novembro a 5 de dezembro, terça a domingo, das 9h às 18h, na Galeria Marta Traba. Abertura e bate-papo com o artista no dia 4 de novembro, às 18h
– Exposições de arte – Mostras Develaciones-Tendencias, com pinturas de Jorge Cabieses, Jorge Vigil e Pablo Patrucco. Cromoterapia, esculturas de Nani Cárdenas. De 4 a 7, quinta a domingo, das 9h às 22h, nas Galerias do Auditório. Entrada Franca
– Fotografias – Rodovia Interoceânica
mostra de fotos da nova rodovia que une Brasil e Peru pelas regiões da Amazônia, Andes e da costa. Exposição de fotos de Victor Raúl Haya de la Torre, importante político e pensador da história da América Latina. De 4 a 7, quinta a domingo, das 9h às 22h, no Foyer. Entrada Franca
Confira a programação completa: www.expoperu2010.com.br
Texto: Daniel Pereira