/governosp
Evento presencial acontecerá no auditório da Biblioteca, dia 12 de maio, às 19h30
O Memorial da América Latina, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Fundação Editora da Unesp realizam na próxima quinta, 12 de maio, a mesa de debates “Semana de 22: saudades do que não foi”. Participarão do encontro os professores Francisco Foot Hardman (Unicamp), Elias Thome Saliba (USP), Carlos Eduardo Berriel (Unicamp) e Lúcia Ricotta Vilela Pinto (Unirio). A abertura ficará a cargo da professora Luciana Latarini Ginezi, diretora do CBEAL, braço acadêmico do Memorial. O evento será presencial, no auditório da Biblioteca Latino-Americana, a partir das 19h30.
A Semana de Arte Moderna, também chamada de Semana de 22 – aconteceu entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo – tem sido caracterizada como um marco do modernismo brasileiro. Os artistas envolvidos propunham uma nova visão de arte, a partir de uma estética inovadora inspirada nas vanguardas europeias. Juntos, buscavam uma renovação social e artística no país.
Entretanto, esta imagem é questionada por vários pesquisadores sobre o tema, que propõem uma visão crítica e alternativa sobre o evento. Este é o intuito da mesa de debates promovida pelo Memorial da América Latina, Unesp, Fundação Editora da Unesp.
O evento integra o Festival Centenários, uma diversificada programação artística e cultural da Unesp, para promover uma ampla reflexão sobre as comemorações dos 100 anos da Semana de Arte Moderna e dos 200 anos da independência do Brasil. Mais informações disponíveis em www.unesp.br/centenarios.
Para participar do evento é necessário se inscrever pelo link: https://forms.gle/eEvNqAh4xmirbHMt8.
Sobre os convidados:
Luciana Latarini Ginezi
Doutora e Mestre em Letras (USP). Pesquisadora dos Estudos da Tradução, com ênfase em Formação de Tradutores e Intérpretes, Interpretação Comunitária, Linguísticas de Corpus e Terminologia. É diretora do Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos (CBEAL), do Memorial da América Latina e coordenadora da Rede de Cooperação Unitwin/Unesco para integração da América Latina.
Francisco Foot Hardman
Professor titular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sendo docente do Programa de Pós-Graduação em Teoria e História Literária do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL).
Elias Thome Saliba
Professor titular do Departamento de História da Universidade de São Paulo (USP), desde 1990; especializou-se em História da Cultura, com ênfase no Brasil do período republicano.
Carlos Eduardo Berriel
Professor de História Literária do Departamento de Teoria e História Literária do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp.
Lúcia Ricotta Vilela Pinto
Professora adjunta do Departamento de Letras da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), onde coordena o Laboratório de Estudos em Críticas e Teorias na Contemporaneidade. É consultora do Projeto Resgate da Fundação Biblioteca Nacional.
SERVIÇO:
Mesa de debates Semana de 22: saudades do que não foi
12 de maio, às 19h30
Auditório da Biblioteca do Memorial da América Latina – acesso pelos portões 2 e 5
Av. Mário de Andrade, 664 – Barra Funda, São Paulo.
Evento gratuito
Inscrições: https://forms.gle/eEvNqAh4xmirbHMt8