/governosp
Evento será transmitido online no dia 5 de dezembro, às 13h; inscrições estão abertas
O Memorial da América Latina, por meio do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL), promove o Seminário Internacional de encerramento dos trabalhos relacionados ao edital de bolsas do CBEAL 2022. O evento será transmitido pela internet ao vivo, em 5 de dezembro, às 13h.
O seminário marca o encerramento dos trabalhos relacionados ao edital de bolsas do Memorial para doutorandos e pós-doutorandos voltados aos temas migrações e refúgio no Brasil e na América Latina na atualidade; impactos da pandemia de Covid-19 para migrantes e pessoas em situação de refúgio; políticas públicas voltadas à integração de migrantes e pessoas em situação de refúgio; e migrantes e pessoas em situação de refúgio à luz das interseccionalidades.
Na ocasião, as cinco bolsistas apresentarão os resultados de suas pesquisas. O evento é a última etapa dos trabalhos relacionados ao edital de bolsas 02/2022 realizado pela Fundação Memorial da América Latina e com resultado homologado em 22 de junho.
Para compor a mesa do evento, foi convidada a pesquisadora Profa. Dra. Marcia Vera Espinoza, da Universidade Queen Margaret, em Edimburgo, Escócia. Sua palestra será sobre “O sistema de proteção aos refugiados na América Latina”.
O evento será transmitido pela plataforma Zoom no link a ser divulgado para os inscritos e pelo canal do YouTube do Memorial da América Latina pelo endereço: www.youtube.com/MemorialdaAmericaLatinasp. Haverá emissão de certificados para participantes do Zoom. As inscrições estão abertas pelo link: https://forms.gle/dWHS9VvMpnKPvRgB7.
PROGRAMAÇÃO
Abertura | Profa. Dra. Luciana Latarini Ginezi, Diretora do Centro Brasileiros de Estudos da América Latina (CBEAL) e coordenadora da Rede de Cooperação UNITWIN para integração da América Latina (UNESCO).
Palestra | O sistema de proteção aos refugiados na América Latina | Marcia Vera Espinoza, Universidade Queen Margaret, Edimburgo, Escócia.
Fala expositiva | Professora Catedrática | Julia Bertino Moreira | Universidade Federal do ABC.
Apresentação dos resultados das pesquisas das bolsistas de 2022 | Ana Maria Gomes Raietparvar; Denise Marini Pereira; Flávia Rodrigues de Castro; Raquel Araújo de Jesus e Lidia Gurgel Neves Hora.
Encerramento |
SOBRE OS PALESTRANTES
Marcia Vera Espinoza
Pesquisadora sênior do Institute of Global Health and Development (IGHD) da Queen Margaret University, em Edimburgo (Escócia), onde lidera o grupo de pesquisa de bem-estar, integração e proteção psicossocial. É líder de pesquisa do projeto Asylum, Migration and Integration Fund – Scottish Refugee Council (AMIF – SRC), explorando o papel das conexões sociais nas experiências de integração de refugiados na Escócia. Escreve e pesquisa sobre migrantes e refugiados na América Latina desde 2004. Realiza pesquisas sobre os impactos da COVID-19 nas populações migrantes e refugiadas em sete países da América Latina como parte do grupo de pesquisa CAMINAR (Análise Comparativa sobre Migração Internacional e Deslocamento nas Américas).
Julia Bertino Moreira
Doutora em Ciência Política, na área de Relações Internacionais, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora Associada da Universidade Federal do ABC (UFABC) vinculada ao Bacharelado em Ciências & Humanidades, ao Bacharelado de Relações Internacionais, ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais, ao Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais e à Cátedra Sérgio Vieira de Mello. Pesquisa principalmente os seguintes temas: migrações internacionais forçadas, em especial refugiados; migração de mulheres, gênero e interseccionalidade; direitos humanos (política migratória e política externa brasileira); debates teóricos, metodológicos e epistemológicos a partir de perspectivas críticas (construtivismo, pós-positivismo, feminismos e visões do Sul Global) nas áreas de Ciência Política e Relações Internacionais.
SOBRE AS BOLSISTAS
Ana Maria Gomes Raietparvar
Doutoranda em Antropologia pelo PPGA/UFF, em pesquisa sobre a conversão de imigrantes e refugiados iranianos ao cristianismo e nacionalismo religioso. Pesquisadora do Núcleo de Estudos do Oriente Médio – NEOM/UFF desde 2012. Participa de projetos de pesquisa sobre migração, refúgio, nacionalismo, conversão religiosa, diáspora iraniana, Oriente Médio e Irã. Mestre em Antropologia pelo PPGA/UFF (2014), com dissertação sobre Identidade Nacional e Religiosa entre imigrantes e refugiados Iranianos no Brasil. Bolsista do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL) da Fundação Memorial da América Latina sobre migração e refúgio no Brasil e América Latina (2022).
Denise Marini Pereira
Doutoranda em Estudos Estratégicos da Defesa e Segurança pela Universidade Federal Fluminense. É membro do “Laboratório de Direitos Humanos” da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LADIH/UFRJ) e do laboratório “NEXUS: Segurança e Desenvolvimento na Política Global” (vinculado ao SEDEAMÉRICAS) da UFF. É pesquisadora bolsista do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina da Fundação Memorial da América Latina desenvolvendo trabalhos na linha de pesquisa “Migrações e Refúgio no Brasil e na América Latina na Atualidade”.
Flávia Rodrigues de Castro
Doutora em Relações Internacionais pelo IRI, PUC-Rio. Tem experiência no campo da proteção e assistência a refugiados, com trabalho em organização da sociedade civil (Cáritas-Rio) e em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados. Bolsista na Fundação Memorial da América Latina, do Governo do Estado de São Paulo, para aprofundar os estudos sobre o impacto da pandemia do COVID-19 sobre a população migrante na região latino-americana.
Raquel Araújo de Jesus
Doutoranda em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGRI-UERJ), com período sanduíche na Universidad del Rosario, na Colômbia. Especialista em Epistemologias do Sul pelo Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO) em parceria com o Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra. Bolsista da Fundação Memorial da América Latina, do Governo do Estado de São Paulo.
Lidia Gurgel Neves Hora
É jornalista formada pela Universidade de São Paulo (USP) e doutoranda em Estudos Linguísticos na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). É mestre em Relações Internacionais e Comunicação pela Universidad Complutense de Madrid, com pesquisa em jornalismo internacional e linguagem. Tem 20 anos de experiência na área de jornalismo, web e redes sociais, principalmente nas áreas de políticas públicas e divulgação da ciência. É bolsista da Fundação Memorial da América Latina.
Serviço
Seminário de encerramento das Bolsas CBEAL 2022
Data: 5 de dezembro, às 13h
Transmissão online pelo Zoom
Inscrições: https://forms.gle/dWHS9VvMpnKPvRgB7
Emissão de certificados aos inscritos.