/governosp
Evento presencial será realizado no auditório da Biblioteca Latino-Americana em 21 de novembro, às 14h
O Memorial da América Latina, por meio do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL), promove o seminário de encerramento dos trabalhos relacionados ao edital de bolsas da Cátedra Unesco para Integração da América Latina 2022. O evento acontece presencialmente no auditório da Biblioteca Latino-Americana, em 21 de novembro, às 14h.
Na ocasião, os cinco bolsistas apresentarão os resultados de suas pesquisas. O evento é a última etapa dos trabalhos relacionados ao edital de bolsas 01/2022 realizado pela Fundação Memorial da América Latina e com resultado homologado em 20 de maio. Os cinco bolsistas aprovados fizeram pesquisas coordenadas sobre migrações contemporâneas e a integração dos povos latino-americanos pela arte e cultura; literatura para a aproximação inter(trans)cultural em contextos plurilíngues de ensino e aprendizagem de línguas e o papel do Brasil como ator internacional na construção de processos de paz.
Para compor a mesa do evento, foi convidado o pesquisador Vítor Lopes Andrade, doutorando em Antropologia Social na University of Sussex, Inglaterra. Sua palestra será sobre “Refúgio por motivos de orientação sexual e identidade de gênero na Inglaterra”.
PROGRAMAÇÃO
Abertura | Profa. Dra. Luciana Latarini Ginezi, Diretora do Centro Brasileiros de Estudos da América Latina (CBEAL) e coordenadora da Rede de Cooperação UNITWIN para integração da América Latina (UNESCO).
Palestra | “Refúgio por motivos de orientação sexual e identidade de gênero na Inglaterra” | Vítor Lopes Andrade, Pesquisador e doutorando em Antropologia Social, University of Sussex, Inglaterra.
Fala expositiva | Professora Catedrática | Profa. Dra. Elizabete Sanches Rocha, Unesp/Memorial da América Latina.
Apresentação dos resultados das pesquisas dos bolsistas de 2022 | João Gilberto Belvel Fernandes Junior; Brenda Marques Pena; Julia Faria Camargo; Julio Cesar Vieira; e Lia Leite Santos.
Encerramento |
SOBRE OS PALESTRANTES
Elizabete Sanches Rocha
Mestra e Doutora em Estudos Literários pela Faculdade de Ciências e Letras pela UNESP, tem pós-doutorado em História das Relações Internacionais pela Universidade de Brasília, e pós-doutorado pela Universidade Autônoma de Barcelona, em Estudos para a Paz. É professora da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UNESP de Franca, desde 2002, onde ministra aulas para a graduação em Relações Internacionais. Pesquisadora sênior do CBEAL- Fundação Memorial da América Latina.
Vítor Lopes Andrade
Doutorando em Antropologia Social na School of Global Studies da University of Sussex, Inglaterra e pesquisador do Sussex Centre for Migration Research (SCMR/University of Sussex) e do Núcleo de Estudos Linguísticos e Culturais (NELC/CNPq). Ele é, ainda, autor do livro Refúgio por orientação sexual: um estudo antropológico na cidade de São Paulo, que foi resultado de uma premiação do ACNUR.
SOBRE OS BOLSISTAS
Brenda Marques Pena
Bolsista da Cátedra Unesco Memorial e doutoranda em Estudos de Linguagens (CEFET-MG). Mestre em Literatura e outros sistemas semióticos pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, graduada em Comunicação Social, habilitação: Jornalismo com pós-graduação lato-sensu em Jornalismo e Práticas Contemporâneas do UNI-BH. Analista de TV da Fundação Rede Minas Cultural e Educativa, exerce as funções de editora, produtora e repórter de programas televisivos. É membro fundadora do Instituto Imersão Latina, que desenvolve trabalhos culturais, sociais e de comunicação para América Latina. Integra o Comitê Mineiro de Apoio aos Povos Indígenas, o Círculo de Poetas e Narradores do Mercosul, com sede em Rosário, Argentina, a Rede Facción Latina, de ativistas digitais – o FNDC – Fórum Nacional de Democratização da Comunicação.
João Gilberto Belvel Fernandes Júnior
Bolsista da Cátedra Unesco Memorial e doutorando do Programa de Antropologia Social da Universidade de São Paulo (PPGAS-USP). Mestre em Direito Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FD-USP). Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FDRP-USP). Graduando em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Pesquisador membro do Hybris (Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Relações de Poder, Conflitos e Socialidades), do NADIR (Núcleo de Antropologia do Direito) e do NED (Núcleo de Estudos Deleuzianos).
Júlia Faria Camargo
Bolsista da Cátedra Unesco Memorial e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM. Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília. Professora do Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Tem interesse em pesquisa e extensão na área de comunicação e deslocamento forçado.
Julio Cesar Vieira
Bolsista da Cátedra Unesco Memorial e doutorando em História pela UFSC. Licenciado em História pela Universidade da Região de Joinville – Univille, mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Universidade da Região de Joinville – Univille, doutorando em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Integra desde 2020 como estudante o Grupo de Pesquisa Estudos em Circulação de Saberes, Natureza e Agricultura (CANA) da Univille, sob coordenação da Professora Dra. Roberta Barros Meira. Desenvolve pesquisa acerca dos diálogos entre História e Literatura, com ênfase em textos literários que abordam a temática de desastres socioambientais.
Lia Leite Santos
Bolsista da Cátedra Unesco Memorial e doutoranda em Literatura Portuguesa pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP. Possui graduação em Letras (Língua Portuguesa/Literaturas) pela Universidade Federal do Ceará e mestrado em Literatura Comparada (2019) pela mesma instituição. Defendeu a dissertação “O signo identificante: a dimensão ética do experimentalismo de Julio Cortázar em Rayuela”. Hoje pesquisa a produção literária e o pensamento político de Natália Correia, no contexto da ditadura salazarista. É integrante do GELAF, Grupo de Estudos de Literatura de Autoria Feminina da USP.
Serviço:
Seminário de encerramento das Bolsas da Cátedra Unesco para Integração da América Latina 2022
Data: 21 de novembro (segunda-feira), às 14h
Evento presencial
Local: Auditório da Biblioteca Latino-Americana (Av. Mário de Andrade, 664 – acesso pelos portões 2 e 5)
Inscrições: https://forms.gle/jRpKSPxr4hSVxbAg6
Emissão de certificados aos inscritos.