/governosp
O gaitista Clayber de Souza apresenta no Memorial da América Latina o show Gaitas de Boca in Concert, no qual, acompanhado de um trio de instrumentistas – pianista, baixista e baterista – , toca diversos tipos de gaita de boca. O show acontece no dia 19, às 21h, na Sala dos Espelhos do Memorial, com entrada franca.
Clayber de Souza tem mais de 60 anos de carreira e 57 CDs gravados em várias partes do mundo. É considerado um dos maiores harmonicistas do mundo, com diploma concedido em 1979 pela Fábrica de Gaitas Hohner. Clayber executa 40 tipos de gaitas e, em arranjos especiais, pode executar até seis delas simultaneamente.
O gaitista já atuou ao lado de Oscar Peterson, Billy Eckstein, Flora Purin, Hermeto Paschoal e César Camargo Mariano, entre outros, além de ter participado de diversos grupos. Já fez apresentações em mais de 27 países para personalidades que incluem a Rainha Mãe da Inglaterra, no Palácio de Buckinghan, e o líder palestino Yasser Arafat.
Com tanta experiência, ele criou um método próprio de ensino da harmônica (gaita) de boca. Com suas gaitas, ele também já executou mais de 2.000 jingles.
No show do Memorial, Clayber se apresenta com o trio formado por: Carlos Rebouças (piano), Jiba Pinto (baixo) e Alex Duarte Pereira da Silva (bateria). No repertório canções que vão desde o “Hino Nacional” ao clássico francês “Ne Me Quittes Pas”, passando por “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga, “Tenzinho do Caipira”, de Heitor Villa-Lobos, “Bye, bye, Brasil”, de Chico Buarque, “My Old Friends”, de Toots Tielemans e “Brasileirinho”, de Waldir Azevedo, entre outras, incluindo composições próprias.
Show – Gaitas de Boca in Concert
Data: 19 de junho, às 21h
Horário: 21h
Memorial da América Latina/ Sala dos Espelhos do Auditório Simón Bolívar
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda (ao lado do metrô Barra Funda) – Entrada: portão 13 (estac. pago: portão 15)
Telefone: (11) 3823-4600
Entrada franca