/governosp
No dia 24 de abril, quinta-feira, o Projeto Adoniran recebe na aconchegante Sala dos Espelhos do Memorial da América Latina a pernambucana Maria Dapaz em apresentação única, com entrada franca. No palco, Dapaz canta e toca seu violão, acompanhada pelo talentoso violonista Rafael Cardoso.
Maria Dapaz fez uma seleção especial de canções que apresentará na noite do Projeto Adoniran. Escolheu pérolas da música nacional como “Xote das Meninas” (Luiz Gonzaga e Zédantas), “Viagem” (Paulo Cesar Pinheiro e João de Aquino), “Coração Bandeiroso” (autor desconhecido), “Sabiá na Gaiola” (Hervê Cordovil e Mário Vieira), “Vida de Viajante” (Luiz Gonzaga e Hervê Cordovil), “Qui nem Jiló” (L. Gonzaga e Humberto Teixeira), “Iracema” (Adoniran Barbosa), “Marambaia” (Rubens Campos e Henricão) e “Morena do Mar” (Dorival Caymmi), entre outras. Músicas próprias também integram o repertório: “Pessoa”, “Meu Amor, Meu Amorzinho” e “Morena Sertaneja” (parcerias com Jotta Moreno) e “Um Cantar de Amor” (com Xico Bizerra).
Além do grande carisma, Maria Dapaz se destaca pela potente e afinada voz. Sua paixão pela música manifestou-se muito cedo, mas tornou-se profissional somente ao ingressar como crooner no grupo Marajoara (1974). Logo depois, mudou-se de Pernambuco para São Paulo onde consolidou a carreira e gravou diversos álbuns. O primeiro disco, “Pássaro Carente”, foi lançado em 1981 e o mais recente, “Ô Abre Alas – As Melhores Marchinhas e Frevos do Carnaval de Todos os Tempos”, em 2008.
Quando morou na Suíça, Dapaz lançou outros dois discos e se apresentou para as platéias mais exigentes em importantes palcos da Europa, recebendo elogios como: “a voz de fogo vinda do Brasil” ou “um continente inteiro na voz”. Eclética e romântica por natureza, a intérprete carimba seus discos e shows com composições próprias e com clássicos da MPB que garimpa em sua preciosa coleção de LP’s. Seu trabalho passeia pelo cancioneiro popular brasileiro. Prova disso é que opta sempre por gravar composições de renomados autores como Dorival Caymmi, Luiz Gonzaga, Luiz Vieira, Noel Rosa, Lupicínio Rodrigues e Adoniran Barbosa. Sua história totaliza 14 discos, sendo cinco deles pelo seu próprio selo (Joma) e distribuídos pela gravadora Atração, parceria que já rendeu uma indicação ao Grammy Latino, em 2004.
Wanderléa e Maria DaPaz: as duas participam do Projeto Adoniran. A foto registra o momento em que Maria Dapaz cumprimenta Wanderléa nos camarins,logo após o show desta no dia 17 de abril.
Serviço:
Projeto Adoniran – Maria Dapaz
Dia 24 de abril, às 20h30
Duração: 1 hora
Censura: Livre
Capacidade: 100 lugares
Entrada franca (sem retirada de ingressos)
Local: Sala dos Espelhos – Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda – SP
Tel: (11) 3823-4600