/governosp
Ouça trecho em que Jane Monheit canta Águas de março
Enorme procura e ingressos esgotados com antecedência. Quarta-feira, horas antes da apresentação, a fila de carros na Avenida Auro Soares de Moura Andrade já prenunciava um grande evento. E foi. A Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo programou a abertura oficial de sua temporada com uma presença marcante, Jane Monheit.
O show começou com mais de meia hora de atraso, mas os pedidos de desculpa do diretor artístico da Jazz, João Maurício Galindo foram prontamente aceitos – ele esperava aqueles que ainda estavam na fila de entrada devido ao congestionamento que se formou na entrada do Memorial. Com fantasias sobre temas da Broadway e de Edu Lobo, sob a batuta de Cyro Pereira, a Jazz deu início à agradável noite que viria a seguir. A presença da cantora nova-iorquina, aclamada pela mídia, era ansiosamente aguardada.
Considera por muitos a nova diva do jazz norte-americano, Jane já havia se apresentado no Brasil outras vezes junto com seu quinteto, mas dessa vez o espetáculo foi grandioso. Com repertório que inclui das tradicionais Over the Rainbow – repetida no bis sob aplausos frenéticos – e Some Other Time, a interpretações em português de clássicas canções nacionais, entre elas, Começar de Novo e Caminhos Cruzados. Aliás, Jane é fã declarada de música brasileira, especialmente de Ivan Lins. Acompanhada com leves batidas de pé, mãos “dançantes” e risos para os refrões inesquecíveis, a levada jazzística de Monheit e sua presença de palco devem ficar por um bom tempo na memória do público presente.
A cantora acompanhou com competência os arranjos da Jazz Sinfônicas em algumas das músicas. Se, por um lado, o tratamento sinfônico atenuava a cadência jazzística, por outro, acentuava o tom algo solene e dramático da intérprete. Nas outras músicas, Monheit foi acompanhada apenas por seu quinteto nova-iorquino. Aí o jazz e a improvisação triunfavam.
A parceria da Jazz Sinfônica com Jane Monheit faz parte do projeto “Jazz Sinfônica +” que convidará ao longo do ano nomes importantes da música brasileira e internacional. Paulinho da Viola (24 de maio), Proveta (14 de junho), Spok (30 de agosto), Francis Hime (27 de setembro), David Liberman (25 de outubro) e John Pizzarelli (15 de novembro).
Os ingressos para os próximos concertos já podem ser adquiridos pelo site www.bilheteria.com ou pelo telefone 3038.6638.