/governosp
O Memorial da América Latina participa do IV Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina e o II Congresso Internacional Pensamento e Pesquisa sobre a América Latina, encontros concomitantes do pensamento latino-americano que terão lugar na USP de 4 a 8 de novembro de 2024. Além de apoiar institucionalmente o evento, o presidente do Memorial e o diretor do CBEAL farão parte da mesa de abertura. O Memorial também oferecerá um minicurso de até 6 horas e ainda receberá os participantes para uma visita guiada pelos prédios históricos da Fundação.
Para participar é necessária a inscrição pelo link: https://www.even3.com.br/pensar-e-repensar/
Atividades paralelas
Durante o Congresso, o Memorial participará do Fórum de Pesquisadores Latino-americanos, que articula os centros de pesquisa latino-americanos Latina e luta por mais financiamento para estudos específicos sobre a América Latina. A ideia é que o Memorial possa sediar esse Fórum no ano que vem e dele tirar a Carta do Memorial sobre o aumento do fomento à pesquisa de temas latino-americanos pelas agências fomentadoras do conhecimento.
Anteriormente, em setembro de 2024, o Memorial receberá no auditório da biblioteca o EPAL – Encontro de Pesquisadores sobre a América Latina, que será um evento preparatório do congresso e instrumento de articulação entre pesquisadores latino-americanos.
Após o Congresso, o CBEAL editará um livro eletrônico com ensaios dos palestrantes. E em 2025 o Memorial e o Prolam oferecerão um Curso acadêmico e de extensão para alunos do Prolam e professores da rede pública. Tema sugerido “Contribuições do saber latino-americano para a contemporaneidade”. O curso será ao mesmo tempo uma disciplina regular da pós-graduação do Prolam e um curso de extensão. O objetivo é estimular a reflexão e divulgar o conhecimento produzido por algumas linhas de pesquisas do Prolam-USP e no CBEAL.
Sobre Programa da América Latina da Universidade de São Paulo
O PROLAM-USP é um centro de pesquisa da USP voltado para a América Latina. Ele é interdisciplinar e tem, entre seus docentes, professores da Escola de Comunicação e Artes (ECA), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Faculdade de Direito, Faculdade de Economia e Administração (FEA), Instituto de Psicologia (IP) e Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), entre outras Unidades da USP. As pesquisas promovidas pelo PROLAM podem ser comparativas (aproximando aspectos ou temas do Brasil e de outro país latino-americano) ou estudos de um tema de interesse geral da América Latina.
Já o Memorial tem a finalidade de fomentar a integração dos povos latino-americanos, estreitando suas relações culturais, artísticas, políticas, econômicas e sociais. Sua criação teve como objetivo coordenar iniciativas de alcance continental, alinhadas aos interesses dos povos da América Latina, além de ser estabelecida como um instrumento concreto de colaboração técnica, econômica, social e cultural entre os povos da região.
A cooperação entre as duas instituições é, portanto, natural e necessária.
Mais sobre o congresso
O evento do PROLAM/USP apoiado pelo Memorial vem contribuir para suprir, inicialmente, a carência de espaços interdisciplinares de encontro e debate dos projetos intelectuais sobre a América Latina. Propõe-se a articular os pensadores brasileiros com intelectuais provenientes de países da região e do mundo que desejem estabelecer diálogos interdisciplinares e científicos.
O IV Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina e o II Congresso Internacional Pensamento e Pesquisa sobre a América Latina trazem Conferencistas e Palestrantes em Mesas Redondas de reconhecido nome e destaque internacional por suas pesquisas ou produção de conhecimento sobre a região. O objetivo principal é conhecer e debater o pensamento social e em humanidades produzido sobre a América Latina. Os eventos criarão o cenário para as apresentações das pesquisas dos participantes latino-americanistas brasileiros e estrangeiros que trarão seus trabalhos e reflexões em temáticas heterogêneas sobre a região.
Também acontecerá o Fórum Permanente de Programas de Pós-Graduação em América Latina, atividade itinerante incentivada pela equipe do PROLAM/USP e que reunirá a cada dois anos os pesquisadores dos Programas de Pós-graduação em estudos sobre a América Latina e Caribe, existentes no Brasil.
Serão realizadas, ainda no espaço do Congresso, atividades de formação nos Minicursos, Seminários de Pesquisas, Lançamentos de Títulos Novos de autores sobre a América Latina e Apresentações Culturais. Finalmente, a Feira de Livros terá editoras brasileiras e de outros países com títulos de obras clássicas e contemporâneas sobre a região.
Algumas áreas temáticas presentes no Congresso:
Aquecimento global e pobreza
Geopolítica mundial e a inserção da América Latina
Educação, políticas públicas e justiça social na América Latina
Campesinato latino-americano nos mundos das águas, das florestas e dos campos
Metrópoles Latino-americanas, cidades e seus desafios
Migrações e Pobreza na América Latina
Questões étnico-raciais, de gênero e religiosidade na América Latina
Órgãos Internacionais Latino-americanos e sua participação nas políticas sociais para América Latina
Arte e Pensamento na América Latina
Ciência e Tecnologia na América Latina
Desenvolvimento, ambiente e América Latina
Dimensões históricas da América Latina
Direitos Humanos na América Latina
Divulgação científica e suas políticas
Integração e Desenvolvimento da América Latina
Política e extremas-direitas na América Latina
Violência, tráfico de drogas e segurança pública
https://www.even3.com.br/pensar-e-repensar/
Instagram: @pensarerepensaraamericalatina