/governosp
Em meio às comemorações do aniversário de São Paulo, a comunidade boliviana reúne-se no Memorial da América Latina em mais uma Festa Alasitas, tradicional celebração em louvor a Ekeko, o Deus da Abundância dos povos andinos. A festa é regada a muita bebida, músicas típicas, danças folclóricas, festival gastronômico, exposição de artesanato, e a sempre esperada cerimônia da benção das alasitas.
Alasita é a miniatura de qualquer objeto – casa, carro, diploma, dinheiro – que os bolivianos oferecem ao deus Ekeko, na crença de que seus sonhos e desejos serão transformados em realidade. Na tradição boliviana, alasita é conhecida por algo como “compre-me”. Ao meio-dia, quando são benzidas por padres e yatiri (curandeiros) e ganham a “centelha divina”, é que começa a festa.
O evento, organizado Associação Gastronômica Cultural e Folclórica Boliviana “Padre Bento”, em parceria com o Centro de Apoio e Pastoral do Imigrante (CAMI), tem o apoio do Consulado Geral da Bolívia em São Paulo, do Memorial da América Latina, da Prefeitura de São Paulo e do Governo do Estado, além da participação de diversas entidades representativas dos bolivianos emigrados, que só em São Paulo contam mais de 300 mil pessoas. A Festa da Prosperidade Boliviana é realizada desde 2014 no Memorial e faz parte do calendário oficial de festas culturais da cidade de São Paulo.
Serviço
Festa Alasitas
Dia 24, domingo, das 10h às 21h30
Memorial da América Latina – Metrô Barra Funda
Portões 2, 5 e 6
Entrada gratuita