Introdução:
A declaração de 2009 como “Ano Internacional da Astronomia” – AIA – pela Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) tem o propósito de oferecer às pessoas, a oportunidade de refazerem suas ligações com uma realidade mais rica e complexa da que os sentidos revelam, o Cosmo. Atualmente, diversas partes do mundo estão trabalhando nas comemorações de 2009. Várias atividades são programadas, reunindo pesquisadores, educadores e artistas com o objetivo de refletir e estabelecer novas interfaces com as conquistas científicas.
Objetivo:
Este curso objetiva integrar-se à programação das comemorações da AIA e renovar diálogos entre Arte e Ciência, voltados à cultura, à educação e ao desenvolvimento sustentável na América Latina.
Áreas de Interesse:
A proposta está voltada a estudantes de artes, história, história da arte, ciências humanas, educação, arquitetura, bem como, a pesquisadores e demais interessados. Motiva-se a participação de professores das redes de ensino.
Conteúdo Programático
1. Mitos e Celebrações: Legado de Civilizações Antigas (19/09)
a. Profa. Dra. Elza Ajzenberg
b. Profa. Dra. Alecsandra Matias de Oliveira
2. Artistas Modernos e Interfaces com a École de Paris (26/09)
a. Profa. Dra. Elza Ajzenberg
b. Profa. Dra. Alecsandra Matias de Oliveira
c. Prof. Paulo Roberto Amaral Barbosa
3. Teatro Contemporâneo da América Latina (03/10)
a. Profa. Dra. Dilma Melo e Silva
4. Interfaces entre Poéticas Contemporâneas (17/10)
a. Profa. Dra. Elza Ajzenberg
b. Denise Milan
Referência Bibliográfica:
ADES, Dawn. Arte na América Latina. São Paulo: Cosac & Naify, Edições, 1997.
ARGAN, G. C. El arte moderna – 1770-1970. Valência, Fernando Torres, 1984.
BELLUZZO, Ana Maria de Moraes. Modernidade: Vanguardas Artísticas na América Latina. São Paulo: UNESP, 1990.
BERTOLI, Mariza. A Sedução dos Contrários na Arte da América Latina. Tese de doutorado. São Paulo: PROLAM-USP, 2003.
CANCLINI, Nestor. As Culturas Híbridas. México: Grijalbo, 1990.
CHIPP, H. Teorias da arte moderna. São Paulo, Martins Fontes, 1988.
LYNTON, Norbert. Arte moderna. Rio de Janeiro, J. Olympio.
MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, Artistas Latino-Americanos de Paris, março/abril de 1985 (catálogo de exposição).
PAZ, Octavio. O Labirinto da Solidão. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.
QUIJANO, Anibal. Modernidad, identidad y utopia en América Latina. Lima: Sociedad y Política, 1988.
RAMOS, Julio. Desencuentros de la Modernidad en América Latina. México: Fondo de Cultura Económica, 1989.
SYLVESTER, David. A arte moderna. Lisboa, Grolier (B. Artes), 1971.
TELLES, Gilberto Mendonça. Vanguarda Européia e Modernismo Brasileiro. Petrópolis: Vozes, 1982.
Elza Ajzenberg
Titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – USP, docente de Estética e História da Arte. Coordena o Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte e o Centro Mario Schenberg. Foi diretora do MAC USP (2002-2006).
Publicações: “Rebolo” (1986); “Arte e Corpo” (Org., 1998); “Terra Brasilis – Brincando com Arte” (Série Arte e Ciência – Org., 2000); “Mito e Razão” (Série Arte e Ciência – Org., 2001); “D. Quixote” (Catálogo MAC USP – Org., 2003); “Marcoantonio Vilaça – Passaporte Contemporâneo” (Catálogo MAC USP – Org., 2003); “Ciccillo” (Catálogo MAC USP – Org., 2006); “Arteconhecimento” (Org., 2006); MAC Virtual (Catálogo MAC USP – Org., 2006); “América, Américas – Arte e Memória“ (Org., 2007).
Alecsandra Matias de Oliveira
Graduada em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (1995) e mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é Especialista em Cooperação e Extensão Universidade da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Artes. Atuando principalmente nos seguintes temas: Arte, Arte Contemporânea, Arte Brasileira, História, História da Arte e Crítica de Arte.
Paulo Roberto Amaral Barbosa
Graduado em Letras com Habilitação em Português e Literatura pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São Bernardo do Campo (1975). Mestrado em Interunidades em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é Chefe da Divisão Técnico-Científica de Acervo Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. Atuando principalmente nos seguintes temas: Giorgio De Chirico, Museu de Arte Contemporânea da USP, Arte Contemporânea, Arte Moderna, Vanguardas Artísticas e Século XX.
Denise Milan – Artista Plástica
Escultora e artista interdisciplinar. Tem a pedra como eixo de seu trajeto escultórico. Realiza trabalhos de arte-pública, escultura, performance, poesia, gravura e vídeo-arte.
Dilma de Melo Silva
Graduação (Bacharel e Licenciatura) em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1968), mestrado em Pós Graduação Em Sociologia – Uppsala Universitet (1978) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1984). Formada em interpretação e direção teatral pela Escola de Arte Dramática de São Paulo. Atualmente é professora associada da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Outras Sociologias Específicas, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura brasileira, educação e cultura, arte contemporânea, ensino e formação universitária, identidade cultural afrolatinoamericana, arte e cultura. profª livre docente da ECA-USP, Departamento de Comunicações e Artes da, na área de cultura brasileira, profª visitante da Kyoto University of Foreign Studies, Japão, na área de cultura brasileira e comunicação. onsultora do CNPq,Capes e Fapesp.
Local: Memorial da América Latina
Período: 19 e 26 de setembro, 3 e 17 de outubro de 2009 (sábado das 9h00 às 12h00)
Carga-horária: 12 horas
Coordenadoras: Profa. Dra. Elza Ajzenberg/ Profa. Dra. Alecsandra Matias de Oliveira