/governosp
O Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante – CDHIC lança o Foro Social pelos Direitos e Integração dos Imigrantes no Brasil. A solenidade com a participação de várias entidades, incluindo as centrais sindicais Força Sindical e CUT, se dará na Sala dos Espelhos, do Auditório Simón Bolívar, na sexta, 25 de novembro, às 14h.
Entre as propostas e projetos que o CDHIC está acompanhando ou promovendo estão a “Política Nacional de Imigração e de Proteção ao Trabalhador Imigrante”, o projeto de Lei: “o novo estatuto do estrangeiro”, a criação da “Coordenadoria do Imigrante em São Paulo”, a criação do “Conselho de Migração e Integração na Unasul”, a “Campanha Nacional pelo Direito ao Voto dos imigrantes”, a “Convenção da ONU Sobre os Direitos dos Trabalhadores Imigrantes e membros de suas famílias”, e a Criação da Frente Parlamentar pelos Direitos do Imigrantes”, entre outros.
O CDHIC é uma organização da sociedade civil criada em 2009 para defender os direitos dos imigrantes e discutir a política de imigração brasileira. O CDHIC está articulado ao Espaço Sem Fronteiras, uma rede internacional formada por organizações sul-americanas que trabalham na promoção dos direitos humanos e na defesa dos imigrantes. Elas não só defendem a integração do imigrante à sociedade envolvente, como também postulam o direito à uma cidadania universal. Sua atuação se torna relevante quando se leva em conta a atual crise internacional, na qual os países centrais da Europa e os Estados Unidos – seja por motivos econômicos, seja por motivos políticos, como o temor do terrorismo – promovem políticas restritivas ao imigrante e à imigração.
Desde que os primeiro hominídeos ficam em pé e começaram a pensar por si mesmo, talvez no sul da África, eles se puseram a caminhar pelo planeta. A história da humanidade poderia ser contada pela história dos deslocamentos de grupos humanos a procura de melhores condições de vida. Hoje não é diferente. Com a propalada globalização e o direito de ir e vir disseminado nas democracias, bem como as facilidades de transporte e comunicação atuais, o homem continua em movimento. E o Brasil, especialmente nos últimos anos, em que atravessa um período de pujança econômica, tem atraído cada vez mais trabalhadores dos países vizinhos. É preciso acompanhar esse processo de perto, para enxergar os problemas e encaminhar soluções. Daí a relevância de organizações que apoiam esse trabalho, como o CDHIC.
Para conhecer os serviços apresentados pelo CDHIC ou se apresentar voluntariamente para colaborar, clique em http://www.cdhic.org.br . Para saber mais sobre a rede internacional, http://espaciosinfronteras.wordpress.com/ .
Serviço:
Lançamento do Foro Social pelos Direitos e Integração dos Imigrantes no Brasil
Data: 25, sexta, 14h
Sala dos Espelhos do Auditório Simón Bolívar
Fundação Memorial da América Latina
ENTRADA FRANCA