Uma Janela para América Latina

Elaine Pessoa

Elaine Pessoa

Elaine Pessoa é artista visual representada pela Galeria Mario Cohen, vive e trabalha em São Paulo. Sua produção mais recente é dedicada à pesquisa de um hibridismo entre linguagens visuais (gravura, pintura e fotografia) aplicado ao imaginário da paisagem. Nimbus, sobre a gestação de paisagens-afeto também publicado, é seu segundo fotolivro.

Tempo Arenoso, o seu primeiro livro, ganhou o Prêmio Miolo como melhor publicação de fotografia de 2015. Entre outros prêmios, foi contemplada também com o Prêmio Aquisitivo no Salão de Artes Visuais de Vinhedo; Menção Especial (Prêmio Honorífico) 5ª Bienal Nacional de Gravura – Olho Latino; Menção Honrosa XI Bienal de Miniaturas Gráficas Luisa Palácios. Em 2016 criou, em parceria, a Fotô Editorial, que tem como objetivo a produção de livros de fotografia autoral e de reflexão acerca do estatuto da imagem contemporânea. 

Apresentamos aqui uma edição dos trabalhos Los Cerros e Nimbus.

Los Cerros é resultado da residência feita pela artista no Museu em Los Cerros, na Quebrada de Huichaira, na Província de Jujuy, Argentina , em 2019. 

Em Los Cerros, as paisagens escondem-se em fundos negros. Apresentam-se cortadas por baixas luzes em alto contraste anunciando apenas o entrever deste lugar nas suas existências mínimas. O movimento da fotografia finca-se transversalmente em outras grafias. As fotografias nascem de uma outra forma de ser fotografia. Nascem com a experimentação de um desenho para logo em seguida ultrapassá-lo. Rendem-se aos gestos das mãos, que tocam e sentem a terra para saber mais.

Nimbus, o outro trabalho da artista apresentado aqui, é um recombinado de extratos temporais de uma paisagem-afeto, gestada a partir de uma experiência de rememoração, com imagens realizadas na Serra da Bocaina, em 2019. Construída com altas e baixas luzes, sua fotografia entra em conectividade com o cosmo de um território demarcado pela opacidade de sombras silenciosas, densas e saturadas de precipitações.

Governo do Estado de SP