/governosp
Memorial da América Latina celebra os 35 anos com a exposição “Entre Linhas e Momentos: 35 anos de Memorial”, com curadoria do celebrado cartunista JAL
Cinquenta artistas visuais de diversos países da América Latina interpretam a trajetória da Fundação
Icônico por seu projeto arquitetônico do modernista Oscar Niemeyer e pelo legado cultural de Darcy Ribeiro, o Memorial da América Latina é um importante complexo cultural da cidade de São Paulo. Fundado em 1989, a Instituição completa 35 anos em grande estilo.
Para celebrar o tempo em que cumpre sua missão de compartilhar as riquezas culturais do nosso continente, a Fundação criou a exposição “Entre Linhas e Momentos: 35 anos de Memorial”, em que 50 artistas de diversos países da América Latina interpretam, através de ilustrações, os acontecimentos marcantes do Memorial.
Esses artistas foram escolhidos a dedo pelo celebrado cartunista, roteirista, jornalista e presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil José Alberto Lovetro (JAL), parceiro de longa data da Instituição. “O segredo de uma boa exposição está no cuidado com a curadoria. Temos grandes artistas premiados como Fernandes, Batistão e Cárcamo. Trouxe também o movimento belíssimo das mulheres nos quadrinhos, com a colombiana Elena Ospina “, afirma o cartunista.
A visão e o estilo de cada ilustrador resultou em uma exposição rica e diversa, que exalta a trajetória do Memorial e convida a todos a passear pelos corredores e pelo espaço da Instituição.
_______________________
Artistas que compõem a exposição: Amorim, Baptistão, Bira Dantas, Brum, Camilo Riani, Cárcamo, Carvall, Chico Riani, Claudio Teixeira, Custódio, Eder Santos, Edgar Vasques, Edra, Eduardo Grosso, Elena Ospina, Erasmo Spadotto, Érico San Juan, Fausto Bergocce, Fausto Longo, Fernandes, Franco de Rosa, Fred, Gilmar, Gilmar Fraga, Hippertt, j.Bosco, JAL, Jô Oliveira, Jorge Inácio, Jota A, Júnior Lopes, Liliana Ostrovsky, Lorena Kaz, Manga, Miguel Paiva, Mônica Fuchshuber, Natália Forcat, Nei Lima, Orlando, Paffaro, Santiago, Sergio Más, Seri, Silvano Mello, Stella Peralta, Synnove, Hilkner, Toni D’Agostinho, Ulisses e Will.
_______________________
Serviço