/governosp
Constituir um espaço de exploração e reflexão sobre a intersecção da beleza, cultura e herança ancestral. Essa é a proposta do evento Beleza Ancestral, realizado pela Iarte SP – Escola Livre, com o apoio do Memorial da América Latina. O encontro está marcado para ocorrer em 4 de setembro (segunda-feira), das 14h às 18h, no saguão e no auditório da Biblioteca Latino-americana (Portão 2).
Com exposição, apresentação de dança, exibição de vídeo e palestras, o evento busca considerar a diversidade de tradições culturais que fundamentaram as bases da América Latina e regiões conexas, examinando e celebrando a presença da beleza em suas manifestações multifacetadas.
Compreendendo que a noção de beleza é intrinsecamente moldada por contextos culturais, históricos e sociopolíticos, esta iniciativa acadêmica visa também analisar criticamente como as representações estéticas são forjadas a partir das raízes culturais profundamente enraizadas.
Programação:
14:00 – 14:10 – Boas-vindas de Solimar Isaac e Maria Carolina Garcia, organizadoras do evento
14:10 – 14:20 – Boas-vindas de Fabíola Notari, Gerente acadêmica do Memorial da América Latina
14:20 – 14:50 – Franco Reinaudo e Deborah Araujo apresentam o Centro Internacional de Cultura e Diversidade da cidade de São Paulo, novo projeto realizado pelo Governo de São Paulo.
14:50 – 15:00 – Vídeos de diversos profissionais apresentando o conceito de Beleza Ancestral em diversas partes da América Latina
15:00 – 15:30 – “Cartografias do Corpo: Trajetos sobre têxteis pré-colombianos”, palestra de Caio Caron. Pós-graduado em Antropologia e bacharel em Design, é consultor e pesquisador de direcionamento criativo no mercado têxtil.
15:30-16:00 –”A trajetória da identidade sul-americana na indústria têxtil”, palestra de Lucius Vilar. Professor, diretor criativo do Atelier Lucius Vilar e especialista em pesquisa de moda e design de superfícies.
16:00-17:00 – Painel sobre beleza indígena que contará com a presença do maquiador e hairstylist Gustavo Sobrinho, da doutora em educação Márcia Stochi e dos modelos Jhyowan Júnio David e Kalhandra. Tendo como foco a vivência a experiência profissional de cada convidado.
17:00-17:20 – Apresentação da exposição fotográfica de “Fios do Sagrado”, de Anna de Moraes.
17:20-17:50 – Apresentação musical de Rafael Isaac com três composições próprias no violão. Músico, compositor e violonista. Estudante de Bacharelado em música na Faculdade Santa Marcelina com especialização em instrumento.
17:50 – 18:00 – Apresentação de dança “Dos dois para lá da ancestralidade até os dois para cá da contemporaneidade: a dança como inclusão de todos os tipos de beleza” com Carla Salvagni, bailarina clássica e especializada em danças de salão, e André Sato, professor, dançarino e pesquisador de dança de salão internacional.
18:00 – Encerramento e agradecimentos
Serviço:
Beleza Ancestral
Data: 4 de setembro (segunda-feira)
Horário: 14:00 as 18:00
Endereço: Auditório da Biblioteca Latino-Americana. Rua Tagipurus, nº 500. Próximo à estação Barra Funda de metrô (linha vermelha), CPTM e rodoviária.
Entrada Gratuita