/governosp
São Paulo, 29 de maio de 2009.
O Memorial recebe mais uma companhia circense! O Centre National des Artes du Cirque da França (CNAC) apresenta seu novo espetáculo, “20º PREMIERE”, inédito no Brasil, em somente cinco noites, nos dias 05, 06, 07, 09 e 10.
Com direção de Georges Lavaudant e coreografia de Jean-Claude Gallotta, a escola traz para a Praça das Sombras do Memorial um espetáculo inspirado em nostálgicas lembranças da infância e do circo de antigamente, confrontadas ao imaginário contemporâneo. O diretor também usou como referência o universo cinematográfico de Charles Chaplin, Fellini, Wong Kar-Wai, Les Frères Dardenne, entre outros.
Ficha Técnica:
Direção e iluminação: Georges Lavaudant
Assistente de direção: Moïse Touré
Coreografia: Jean-Claude Gallotta (Assistido por Darrell Davis)
Som: Luc Guillot
Figurino: Fabienne Varoutsikos
Coordenação: Fani Carenco
Coordenação técnica: Christian Charlin
Técnico em Iluminação: Clément Bonnin
Técnico de Som: Pierre Louet
Produção: Centre National des Arts du Cirque, Cia LG Teatro com o apoio do Conseil Régional de Champagne-Ardenne e Culturesfrance.
Artistas – estudantes da 20ª turma do Centre National des Arts Du Cirque de Châlons, en Champagne:
Guillaume Amaro – Mastro chinês
Maud Ambroise – Mastro pendular
Dana Augustin – Tecido
Sylvain Briani Colin – Báscula coreana
Josuah Finck – Báscula coreana
Jean Charles Gaume – Arame
Thibault Lapeyre – Mastro chinês
Socrates Minier Matsakis – Báscula coreana
Qudus Onikeku – Acrobacia
Aude Rosset – Mastro chinês
William Thomas – Acrobacia
Sarah Trägner – Corda bamba
Centre National des Arts du Cirque
Sob a tutela do ministério da cultura e da comunicação da França, o CNAC é responsével pela formação artística de somente quinze jovens por ano. Essa pequena parcela, que possue entre 20 e 27 anos, representa o mais alto nível das técnicas circense.
O terceiro ano do curso é reservado para a inserção profissional destes futuros artistas e serve para estreitar as relações com a profissão e preparar o artista para os desafios
O terceiro ano do curso é reservado para a inserção profissional deses jovens artistas, que possuem entre 20 e 27 anos. Esta inserção se desenvolve em duas fases estreita colaboração com a profissão, afim de responder às principais modalidades de inserção profissional.
O grande momento é a criação e a apresentação do espetáculo de fim de curso sob a lona. Durante quatro meses os estudantes do CNAC trabalham sob o comando de um diretor de teatro ou de um coreógrafo para integrar no espetáculo seus aparelhos e suas propostas. Eles são colocados na posição de intérpretes criativos, bem próximo das condições que enfrentarão no futuro, quando ingressarem em uma companhia.
O processo de criação permite aos estudantes o aperfeiçoamento de sua formação colocando em prática o que foi aprendido durante o curso. A experiência sob a lona a a turnê trazem para eles são essencias para a aprendizagem do nomadismo, montagem e desmontagem do espetáculo, e da vida no exterior.
Tradicionalmente, os formandos iniciam sua temporada de apresentações na região Champagne-Ardenne, no espaço Chapiteaux de la Villett, onde se confrontam com a crítica nacional e internacional. Terminam sua experiência com a produção do CNAC, no festival CIRCA em Auch e também com turnês realizadas em várias partes do mundo.
Site: www.cnac.fr
Georges Lavaudant – Diretor
Depois de vinte anos de teatro em Grenoble, com a trupe do Teatro Partisan, Lavaudant foi nomeado co-diretor do Centro Nacional de Artes Dramáticas dos Alpes em 1976, em companhia de Gabriel Monnet. Foi responsável pela invenção de uma prática muito comum hoje em dia : as oficinas de atores. Durante este período ele criou seu primeiro espetáculo mítico que lhe valeu seu primeiro grande prêmio com Palazzo mentale de Pierre Bourgeade. Em 1979, montou La Rose et la Hache, adaptado do texto de William Shakespeare.
“20º PREMIERE” – espetáculo do Centre National des Arts du Cirque
Dias 05,06, 09 e 10, às 21h
Dia 07, às 19h
Local: Memorial da América Latina (Praça das Sombras) – Av. Auro Soares de Moura Andrade nº 664 – São Paulo/SP
Tel: 11 – 3823-4600
Ingressos:
R$16,00 – inteira
R$8,00 – meia entrada (para estudantes , menores e maiores de 60 anos)
Venda antecipada através do site www.ingressorapido.com.br
Venda no local: 2 horas antes do espetáculo