/governosp
A Fundação Memorial da América Latina recebe o encontro inusitado da música erudita da Orquestra Bachiana com o samba cadenciado de Jorge Aragão e o romantismo extremado – algo trágico – do grupo argentino Noite de Tango Viaje Al Sentimiento. O show desta sexta, 4 de novembro, será em comemoração dos 20 anos do Mercosul e do Dia da Amizade Brasil Argentina. Essa data foi instituída em 2005 pelos governos dos dois países. Eles deliberaram que, na verdade, 30 de novembro seria o Dia da Amizade Brasil Argentina.
O espetáculo será aberto pelos dançarinos argentinos de tango. A seguir, entram a Orquestra Bachiana e Jorge Aragão e seus percussionistas. Juntos, eles executam um surpreendente arranjo da ária Cantilena nº 1, das Bachianas Brasileiras nº 5, de Heitor Villa Lobos.
O evento é uma promoção da Câmara de Comércio Argentino Brasileira de São Paulo e tem o patrocínio do Ministério da Cultura por meio da Lei de Renúncia Fiscal. As empresas apoiadoras são a Skanska, La Sereníssima/ Leitesol, Log-in Logística e Bombas Rowa. Antes dos shows serão entregues prêmios para empresas e pessoas que contribuíram de forma representativa para estreitar os laços comerciais entre os dois países neste ano, “seja pela identificação cultural, proximidade geográfica ou intenso relacionamento comercial”, diz o presidente da Câmara Alberto Joaquim Alzueta.
A Câmara de Comércio Argentino – Brasileira de São Paulo está completando 68 anos de vida e, historicamente, promove o desenvolvimento do comércio e a integração entre os dois países. A Câmara promove encontros empresariais, além de incentivar e apoiar acordos setoriais. Acordos bilaterais e o surgimento do tratado do Mercosul foram decisivos para estimular ainda mais essa união mercantil. Com a criação do Mercosul (Tratado de Assunção, 1991), o volume comercial entre as economias dos países que fazem fronteira saltou expressivamente de US$ 2 bilhões para os atuais US$ 31 bilhões. O Brasil passou a ser o parceiro número um da Argentina, sendo que 20% das exportações argentinas são destinadas ao mercado brasileiro. Na mão inversa, o comércio exterior do Brasil com a Argentina representa 9%.
Conheça os premiados:
– Prêmio “Governador André Franco Montoro”, categoria Integração Regional: Embaixador Luis María KRECKLER (Presidente da Secretaría de Comercio y Relaciones Económicas Internacionales), pelo lado argentino, e Embaixador Enio Cordeiro (Embaixada do Brasil na República Argentina), pelo lado brasileiro.
– Prêmio “Agostino Rocca”, categoria Integração Empresarial: empresa VALE (Brasil) e Bodega Catena Zapata (Argentina).
– Prêmio Transporte e Logística: Log-in Logística (BR).
– Prêmio exportação: Aceitera General Dehesa (AR).
Serviço:
Festa da Amizade e Integração – 20 Anos do Mercosul
4 de novembro, sexta, 21h
Auditório Simón Bolívar.
Ingressos esgotados