/governosp
A cineasta italiana Marilia Cioni está no Brasil para lançar seu filme “O fio brasileiro” em São Paulo. Trata-se da primeira obra italiana sobre a participação dos nossos pracinhas no esforço aliado em libertar a Itália do domínio nazista, já no crepúsculo da Segunda Guerra Mundial. A estréia acontece nesta noite em projeção em DVD no Espaço Multimídia do Pavilhão da Criatividade do Memorial da América Latina, às 19h e 21h. Entre uma sessão e outra, a autora conversa com o público. A entrada é franca.
O documentário “O Fio Brasileiro” reconstrói a trajetória dos 25 mil soldados brasileiros da FEB (Força Expedicionária Brasileira) que lutaram na Itália, percorrendo com um grupo de veteranos após quase 60 anos os mesmos lugares em que ocorreu o conflito. A viagem se entrelaça com lembranças, fotos, filmes de arquivo e entrevistas para reconstruir as operações bélicas, mas principalmente para demonstrar a ligação emocional e humana que foi criada com a população local.
Durante um ano de guerra, eles enfrentaram diversos inimigos: os alemães, a neve, a montanha, as próprias incapacidades. Conseguiram efetuar sua missão com a ajuda de um aliado inesperado: a população local. Talvez tenha sido pela língua, talvez pela religião, talvez pela miséria, talvez pela latinidade – mas o vínculo que se criou é tão profundo que mesmo depois de sessenta anos a memória ainda é forte como a amizade. Veteranos, guerrilheiros e civis, homens e mulheres, na Itália e no Brasil, se encontram, relembram, relatam e cantam o horror e a juventude, quando a guerra foi uma ocasião extraordinária para descobrir e compreender o estrangeiro.
O documentário foi transmitido pela primeira vez no dia 25 de abril de 2005, no 60° aniversario da Independência da Itália, pelo canal History Channel; foi selecionado para o “Premio internacional de documentário e de reportagem mediterrâneo”, em Siracusa, em outubro de 2005; e participou de vários festivais de documentários, entre eles “Sguadi Altrove” (Olhar Além), “Engagé Documentary".
O documentário foi escrito e dirigido pela cineasta ítalo-brasileira Marilia Cioni e produzido pela Sociedade Digital Desk de Roma para o canal de televisão History Channel. Cioni conta que viajou em um final de semana para uma pequena localidade nas montanhas entre Bologna e Veneza.
A projeção acontecerá no contexto da participação de uma delegação de produtores independentes de documentários italianos e da realização da nona edição do TV Fórum Brasil, que acontecerá em São Paulo de 3 a 5 de junho, no Centro de Convenções Frei Caneca/Sesc Vila Mariana (+5511 3138-4660, info@convergecom.com.br).
A delegação italiana, encabeçada por Alessandro Signetto, presidente da doc/it – associazione documentaristi italiani, estará pela primeira vez no Brasil com o intuito de instaurar permanentes relações com os colegas autores e produtores independentes brasileiros.
O evento é organizado em colaboração com o Istituto Italiano di Cultura di San Paolo e com o patrocínio da FIAT Automóveis.
Serviço:
Exibição do documentário "O Fio Brasileiro"
Dia 3 de junho, terça-feira
19h – Primeira projeção
20h – Apresentação da cineasta Marilia Cioni e coquetel
21h – Segunda projeção
Espaço Multimídia do Pavilhão da Criatividade – Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664
Tel para reservas: 3660-8888
Entrada franca