/governosp
CURSO “BRASIL: DEMOCRACIA E DESENVOLVIMENTISMO”
CERIMÔNIA DE CONCLUSÃO DE CURSO E ENTREGA DE CERTIFICADOS
Caro Dr. Fernando Leça, Presidente do Memorial da América Latina; Professora Beatriz Costa Bernardes, Diretora da Extensão da Universidade São Marcos; Professor Doutor João Ricardo de Castro Caldeira, Coordenador deste Curso; a todos vocês que concluem o Curso “Brasil: democracia e desenvolvimentismo”.
A cerimônia de que participamos neste momento está associada a diversos significados. Em primeiro lugar, o curso “Brasil: democracia e desenvolvimentismo” possibilitou aos estudantes uma imersão na história recente do nosso país por meio do enfoque plural da construção de um sistema democrático e constitucional, fundado na Constituição de 1946, que impulsionou a modernização das estruturas econômicas e sociais. Trata-se do processo de “desenvolvimentismo”.
Tenho a convicção de que a experiência intelectual de que vocês se alimentaram neste curso é também – ou melhor, contém uma rica experiência humana. Novos conhecimentos, novas descobertas e novas amizades que se levam para a vida. E tendo partido de vocês a demanda de um novo curso em continuação ao atual, deduzimos que a experiência acadêmica celebrada neste momento é merecedora de continuidade de igual valor. Assim, tenho o grande prazer de informar-lhes que a Diretoria presidida pelo Dr. Fernando Leça, na sua reunião da última quinta feira, acolheu a iniciativa de vocês. Portanto, entre os dias 16/9 e 11/11 teremos o curso “Brasil: modernização e autoritarismo (1964-1985)”.
Em segundo lugar, o curso que ora se encerra é uma referência relevante também para os docentes, aos quais manifesto o reconhecimento e o agradecimento do Memorial da América Latina. Cito-os para homenageá-los, em reconhecimento da contribuição que aqui ofereceram a todos vocês.
* Dr. Flávio Azevedo Marques de Saes – A Economia brasileira na era do Desenvolvimentismo;
* Prof. Murilo Leal Pereira Neto – A reinvenção do trabalhismo no “vulcão do inferno” – classe operária, sociedade e economia nos anos do nacional-desenvolvimentismo (1950-1964).
* Prof. Dr. Caio Navarro de Toledo – Democracia, reformas e golpe de Estado: 1945-1964.
* Prof. Dr. João Ricardo de Castro Caldeira – A onda de modernização dos anos 1950.
* Prof. Dr. Samuel Alves Soares. Forças Armadas e a cristalização da ideologia interventora: o feitiço voltara-se contra o feiticeiro.
* Prof. Dr. Tullo Vigevani – Elementos de política exterior dos governos Dutra, Vargas, Kubischek e a Política Externa Independente de Afonso Arinos, San Tiago Dantas e Araújo
Castro: interesses nacionais e o pêndulo oscilante nas relações com os Estados Unidos.