/governosp
O Arquivo Público do Estado de São Paulo abre no próximo dia 16, a exposição ‘Povo, Praça e Participação: 30 anos das Diretas Já’, mostra que irá relembrar o importante movimento político democrático que contou com grande participação popular no ano de 1984. A instituição, tendo sob sua guarda a documentação oficial produzida pelo governo paulista, fica em posição privilegiada para lembrar o movimento que trouxe a redemocratização ao país.
Entre os materiais utilizados na exposição estão os relatórios do extinto Departamento de Comunicação Social (DCS), órgão que funcionou de 1983 a 1999, painéis com fotografias, som, vídeos e documentos dos principais comícios pelas ‘Diretas Já’ realizados em São Paulo, como os da Praça da Sé (em 25 de janeiro de 1984, o primeiro grande comício com a participação de 300 mil pessoas), do Vale do Anhangabaú (16 de abril de 1984, o maior de São Paulo, com um milhão de participantes), entre outros realizados pelo Brasil.
Esses comícios tinham à frente o locutor Osmar Santos – participação confirmada na abertura da exposição – que ficou conhecido como ‘a Voz das Diretas’. Ele esteve à frente de praticamente todos os comícios do movimento. Uma das atrações da exposição é um palanque em que o visitante poderá escutar um trecho do histórico comício no Vale do Anhangabaú narrado pelo locutor. A exposição terá ainda um cenário que trará a Praça da Sé no dia 25 de janeiro de 1984.
O acervo do Arquivo Público contará essa história em fotos, documentos e também com material de entidades apoiadoras, como a Fundação Memorial da América Latina e a Fundação Padre Anchieta.
SERVIÇO
Local: Arquivo Público do Estado de São Paulo (Piso Térreo) – Rua Voluntários da Pátria, 596 – Santana, São Paulo.
Data de abertura: 16 de abril de 2014, às 17h30
Período da mostra: 17 de abril a 16 de agosto.
Horário de visitação: Segunda à sexta, das 9hs às 17hs.
GRÁTIS