/governosp
A Fundação Memorial da América Latina recebeu o 1º Festival de Culturas da América Latina, nos dias 17 e 18 de julho, sábado e domingo, na Praça Cívica. O evento, que congrega manifestações artísticas e gastronômicas de vários países da região, é iniciativa dos Consulados da Bolívia, Peru e Paraguai, e organizado pela Associação dos Latinoamericanos radicados em São Paulo.
No palco montado na praça, próximo à famosa “Mão”, escultura de Oscar Niemeyer, houve músicas e danças promovidas por associações de latino-americanos radicados em São Paulo. Bolivianos, Peruanos, Paraguaios, Chilenos, Argentinos, Mexicanos, Cubanos e Equatorianos tiveram a oportunidade de se expressar por meio de sua cultura tradicional.
São Paulo é, atualmente, uma cidade mundial que abriga pessoas de várias partes do mundo, especialmente egressos dos países vizinhos. Nos anos 70, 80 e 90 muitos deles vieram por motivos políticos, mas hoje o grande atrativo é a pujança econômica da megalópole paulista. Esses imigrantes fazem questões de cultivar a manifestação artística característica de seu país. Para isso eles se organizam em associações que são verdadeiras escolas que se encarregam de transmitir a cultura ancestral para as novas gerações, algumas delas já nascidas no Brasil.
Além de música e dança, houve uma feira de artesanato de países com rica tradição dessa arte, como Bolívia, Peru, Paraguai, Chile e Brasil. A festa não estaria completa se não houvesse um agrado ao estômago. Peru, Bolívia, Paraguai e Chile trouxeram sua gastronomia tradicional
Serviço
1º Festival de Culturas da América Latina
Dias 17 e 18 de julho, sábado e domingo
Horário: das 12h às 19h
Mais informações: recerik@hotmail.com
ENTRADA FRANCA.