/governosp
Na manhã de 25 de maio, na Praça San Martín, em São Paulo, foi celebrada uma cerimônia para lembrar os 196 anos da Independência da República da Argentina. Dela participaram os cônsules da Argentina, Uruguai (Juan Antônio Remnedi Silva), Chile (Cecília Guallardo Neira), Venezuela e Colômbia, o presidente do Memorial, além de outras autoridades e membros da colônia argentina na cidade. Posteriormente, ao lado de sua esposa, Mónica, o cônsul-geral argentino Roberto Raimondo recepcionou convidados em sua residência oficial.
Além de coroas de flores terem sido depositadas diante da estátua do general San Martín (1778 – 1850), conhecido como o Libertador de três nações – Argentina, Chile e Peru – a Banda do Comando Militar do Sudeste, sediado em Osasco, sob a batuta do maestro 1º. Tenente José Eduardo Leonardo, executou os hinos acionais brasileiro e argentino e o solo de clarinete conhecido como “toque de silêncio”.
Por fim, para descontrair os músicos tocaram uma versão para banda marcial de “Sampa” (de Caetano Veloso) e um apanhado de antigas trilhas sonoras de cinemas sobre velho oeste americano. Pessoas que passavam pelo local pararam para acompanhar a apresentação. Participou Gustavo Fotana, regente0 e Banda Sinfônica de Buenos Aires.
As comemorações seguem esta noite no Memorial da América Latina, quando, às 19h, será projetado o filme Iluminados por el fuego, de Tristan Bauer. O cineasta argentino está no Memorial e às 21h conversará com o público sobre a sua obra. Participará do debate o crítico de cinema Rubens Edwald Filho. (veja no site o restante da programação da Mostra de Cinema Argentino).
No dia 26 de maio, as comemorações prosseguem conforme a seguir:
20:30 Jantar organizado pelo Club Argentino em comemoração ao 25 de maio
Local:
Círculo Italiano – Av. São Luiz, 50 – Edifício Itália
– Contato para reservas:
Alicia Laxagne: 3258-1281
Alicia Di Salvo: 5052-4125
21:00 Concerto da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo
Memorial da América Latina – Auditório Simón Bolívar
Sob a batuta do Sr. Gustavo Fotana de Banda Sinfônica de Buenos Aires
Entrada: R$ 5,00
Fotos: Eduardo Rascov