/governosp
A Fundação Memorial da América Latina realiza cursos de extensão universitária, organizados pelo Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL), sob supervisão do Prof. Adolpho Melfi. Os cursos têm como objetivo estabelecer um canal de discussão e reflexão entre pesquisadores, estudantes e interessados em temas que circundam a América Latina.
O Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL) é uma das principais divisões da Fundação Memorial da América Latina e tem como missão fomentar a pesquisa sobre o continente latino-americano. O CBEAL realiza cursos, seminários e palestras. O resultado dessas atividades de extensão acadêmica serve de base para a publicação de livros e da revista Nossa América.
Cursos/palestras em andamento
A Cátedra Unesco Memorial da América Latina oferece os cursos de extensão abaixo relacionados. A taxa de inscrição é de R$ 250,00, cada curso, a ser paga no CBEAL (Anexo dos Congressistas).
Inscrições: de segunda a sexta, das 10 às 18h, no Anexo dos Congressistas/CBEAL. Vagas limitadas. Serão concedidos certificados aos alunos com presença igual ou superior a 75% da carga horária. Caso não se atinga o número mínimo de inscrições necessário para a sua realização, o curso poderá ser cancelado. Nesse caso, a taxa de inscrição será devolvida integralmente.
Mais informações Site: www.memorial.org.br
E-mail: cursos@memorial.sp.gov.br
Tel.: (11) 3823-4780
Literatura e História no Cinema Latino-Americano
Coordenação das pesquisadoras Maria Gutierrez (USP) e Elen Doppenschmitt (PUC-SP). Participação de palestrantes convidados.
Período: 13 de agosto a 3 de dezembro.
Horário: 9h às 12h30, aos sábados, (16 aulas, 56 horas-aula).
Confira o programa no site www.memorial.org.br
Estética e Política do Cinema na América Latina
Aulas dos pesquisadores da USP Ismail Xavier, Rubens Machado,Yanel Aguilera e Daniela Gillone, com a participação de paslestrantes convidados.
Período: 18 de agosto a 27 de outubro.
Horário: 19h às 22h, às quinta- feiras.
Coordenação: Daniela Gilloni.
Confira o programa no site www.memorial.org.br
Arte e Sociedade na América Latina
Um percurso pela estética e história da arte na América Latina, das civilizações pré-colombianas à formação do homem contemporâneo. Com a participação dos pesquisadores: Elza Ajzenberg (coordenadora/USP), Percival Tirapeli (Unesp), Sylvia Werneck (USP), Alecsandra Matias de Oliveira (coordenadora/ USP), Ana Cristina Carvalho (acervo do Palácio) e Paulo Roberto Amaral (USP).
Período: 20 de agosto a 8 de outubro de 2011
Horário: das 9h às 13h, sempre aos sábados (32 horas-aula).
2011 – Eventos realizados no 1º semestre
21 de junho
3. Fronteiras geopolíticas, fronteiras míticas
21 de junho
Após o seminário de maio passado, que abordou o tema “A tríplice fronteira latinoamericana e as implicações dos Estados Unidos após o 11 de setembro de 2001”, o Foro Permanente de Reflexão do Memorial promoverá um debate mais abrangente das fronteiras nacionais latino-americanas, no qual serão expostos os principais conflitos geopolíticos da região, bem como as visões míticas que atravessam os territórios. Participam Laura González C., antropóloga social equatoriana (PUC de Quito) e mestranda no Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (Unesp, Unicamp e PUC-SP); Alberto Montoya, colombiano, mestre em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas e professor na Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo – ESPM; Marcos Alan Ferreira, doutor em Ciência Política pela Unicamp, mestre em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas e professor da ESPM; Edson Capoano, doutorando no Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (Prolam) da USP e professor da Universidade Mackenzie. Coordenação: Cremilda Medina (USP), Coordenadora Acadêmica do Foro Permanente.
Data: 21 de junho (segunda-feira), 19h30
Local: Biblioteca Latino-Americana Victor Civita
Entrada franca. Informações: www.memorial.org.br, eventoscbeal@memorial. sp.gov.br, 3823-4780
17 de junho
Poetas da América de Canto Castelhano
Lançamento de antologia de poetas da América Latina pela Global Editora. Seleção de poetas (120) e poemas (400), tradução e notas do poeta Thiago de Mello, que estará presente no evento. Entre os autores, Pablo Neruda, Jorge Luis Borges, Cesar Vallejo, Rubén Darío, Gabriela Mistral, Nicolás Guillén, José Asunción Silva, Jaime Sabines, Ernesto Cardenal e Mario Benedetti.
Data: 17 de junho (sexta-feira), 19h.
Local: Foyer do Auditório Simón Bolívar, antes do show do Conexão Latina.
11 de junho
Oficina de Literatura “Cordel para ler o mundo”
Objetiva incentivar o aprendizado da escrita e o hábito da leitura, utilizando como instrumento pedagógico a Literatura de Cordel, na forma de um espetáculo infantil
interativo, cujo roteiro foca a estória de um sertanejo que não sabia ler. Por meio do teatro, de brincadeiras, da dança e da literatura de cordel, visa despertar a importância da leitura e das tradições culturais. Duração: 2 horas. Faixa etária: 6 a 14 anos. Coordenação: Carlos Galdino, poeta, comunicador, músico, produtor e agitador cultural.
Data: 11 de junho (sábado)
Horário e local: das 10h às 12h, na Sala dos Espelhos do Auditório Simón Bolívar.
Inscrições gratuitas.Informações: eventoscbeal@memorial.sp.gov.br ou 3823-4780.
8 de junho
O governo de Obama e América Latina e Caribe: é diferente sua aproximação à região?
Debate promovido pelo Grupo de Conjuntura Econômica e Internacional do IEEI (Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais da Unesp). Debatedor convidado: Carlos Antonio Romero, do Instituto de Estudios Políticos da Universidad Central de Venezuela (UCV).
Data: 8 de junho, quarta-feira, das 12h às 14h
Local: Auditório do Anexo dos Congressistas do Memorial da América Latina
Entrada franca (os presentes terão direito a um Atestado de Presença)
Informações: www.memorial.org.br, cursos@memorial.sp.gov.br, 3823-4780
16 de maio de 2011
Foro Permanente de Reflexão sobre a América Latina: Política de segurança dos EUA após o 11 de setembro e a Tríplice Fronteira na América Latina
O professor Marcos Alan Ferreira ministrará palestra sobre o tema, apresentando a política externa dos EUA para a região da Tríplice Fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai, a opinião dos analistas internacionais e a resposta do governo brasileiro. Debatedor: Luis Fernando Ayerbe, professor titular de História Geral da Unesp. Coordenadora da mesa: Cremilda Medina, professora titular da Universidade de São Paulo.
16 de maio de 2011 (segunda-feira), 19h30
Biblioteca Latino-Americana Victor Civita.
Entrada franca.
Informações: www.memorial.org.br , eventoscbeal@memorial.sp.gov.br ou (11) 3823-4780.
3 de maio de 2011
Foro Permanente de Reflexão sobre a América Latina Imagens errantes: resistência e cultura de moda
Palestra da jornalista e professora Maria Carolina Garcia sobre a trajetória da chita (tecido de algodão ornamentado com padrões florais), que ao longo da história estabelece vínculos comunicacionais entre distintas culturas. Debatedor: Amálio Pinheiro – Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Coordenador da mesa: Norval Baitello Junior – Doutor em Ciências da Comunicação e em Literatura Comparada pela Universidade Livre de Berlim.
3 de maio de 2011 (terça-feira), 19h30.
Anexo dos Congressistas.
Entrada Franca.
Mais informações: eventoscbeal@memorial.sp.gov.br
ou 11 3823-4780
9 de abril
Oficina de Literatura de Cordel “O Candieiro Incendiário”
A literatura de cordel é uma importante manifestação cultural do Nordeste, veículo de aprendizado e de incentivo à leitura. A oficina visa apresentar elementos do cordel, bem como declamação e números musicais de ritmos populares, como ciranda, aboio, xote e baião. Local: Sala dos Espelhos. Inscrições para os cursos e a oficina: segunda à sexta, das 10 às 18 horas, no Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL), do Memorial, localizado no Anexo dos Congressistas (portão 12). Vagas limitadas (obs: caso não haja número suficiente de inscritos, o dinheiro será devolvido).
9 de abril, sábado, 10h – 12h
Informações: cursos@memorial.sp.gov.br e eventoscbeal@memorial.sp.gov.br .
Telefone: (11) 3823-4780.
4º Encontro com a Literatura Brasileira Contemporânea Entre a diversidade e a identidade: O Romance
Os aspectos sociais, linguísticos e estéticos da produção literária recente e seu relacionamento com a mídia e outros modos de composição e institucionalização do sistema literário brasileiro. Coordenação acadêmica: professores Rita Couto, Murilo Jardelino e Mauricio Silva.
1ª Etapa – 3 de maio, terça, às 9h
Escritor convidado: Alexandre Staut, autor do romance “Jazz Band na Sala da Gente”.
Mediador: Nailton Matos.
Sala dos Espelhos do Auditório Simón Bolívar.
2ª Etapa – 23 de maio, segunda, às 19h30
Escritora convidada: Beatriz Bracher, autora do livro de contos “Meu Amor”, entre outros.
Mediação: Maurício Pedro da Silva
Biblioteca Latino-americana Victor Civita
Entrada franca.
Informações: www.memorial.org.br
Fone (11) 3823-4780
E-mail: eventoscbeal@memorial.sp.gov.br
19 de março a 2 de julho de 2011
Curso Música Popular e Política na América Latina
Curso de 14 aulas ministrado pelo professor da ECA-USP, Waldenyr Caldas, nas manhãs de sábado. Ele analisa a conexão entre a música popular latinoamericana e a conflituosa realidade política da região, especialmente na segunda metade do século XX. Taxa única de inscrição: R$ 250,00 (taxa única). O programa e informações adicionais estão no site www.memorial.org.br ou pelo e-mail : cursos@memorial.sp.gov.br e telefone (11) 3823-4780.
Programa do Curso
1. A música popular brasileira e o Estado Novo
2. A canção popular no governo de JK
3. As origens da bossa nova e sua politização
4. Jânio e Jango: prelúdio dos grandes festivais
5. O definhamento da democracia e a canção de protesto
6. A volta da caserna à política e a resistência da M.P.B.
7. O exército avança e a canção emudece
8. A crise da democracia na América Latina
9. A resistência ao autoritarismo pela canção popular
10. Os casos de Argentina e Chile (I)
11. Os casos de Argentina e Chile (II)
12. A abertura política e a nova canção popular
13. Ressurge a democracia de “cara pintada”
14. A canção latino-americana deste início de século.
Docente
As aulas serão ministradas por Waldenyr Caldas, professor da ECA – Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – USP, onde leciona as disciplinas Realidade Sociopolítica Brasileira e Teoria da Comunicação. É autor dos livros “A cultura político-musical brasileira” (2005) e “A Cultura da Juventude: de 1950 a 1970” (2008), entre outros, além de ensaios sociológicos sobre a cultura brasileira.
Saiba mais sobre o curso Música e Política na América Latina
4 de abril a 18 de julho
História da Arte da América Latina – Módulo 1: Mesoamérica
A região onde surgiram as civilizações Olmeca, Asteca, Maia, Tolteca e outras é a chamada Mesoamérica. O curso apresentará noções arqueológicas, etnológicas e antropológicas desses povos para possibilitar o conhecimento de sua arte. Ele será ministrado pelo jornalista, ensaísta e crítico de arte Alberto Beuttenmüller que, entre outras ocupações, foi curador da 14ª Bienal de São Paulo e da 1ª Bienal Latino-americana).O módulo 2 desse curso, no 2º semestre, abordará a arte da América Latina no séc. XX. São 16 aulas, com carga horária de 48 horas-aula, às segundas-feiras, das 19 às 22 horas.
Docente: Alberto Beuttenmüller (Jornalista, ensaísta e crítico de arte; é membro da Associação Internacional de Críticos de Arte – AICA/UNESCO, da Associação Brasileira de Críticos de Arte e da União Brasileira de Escritores). 16 aulas, às segundas-feiras das 19 às 22 horas. Taxa de inscrição: R$ 250,00 (única).
4 de abril a 18 de julho
Taxa única de inscrição: R$ 250,00.
Inscrições abertas.
Mais informações no site www.memorial.org.br
ou pelo e-mail: cursos@memorial.sp.gov.br e telefone (11) 3823-4780.
Cursos/palestras concluídos em 2010
Lançamento dos livros “Liberdade de Expressão, direito à informação nas sociedades latino-americanas” , organizado por Cremilda Medina, e “ Memorial 21 anos” , de Shozo Motoyama e Rafael Yamin
Palestra: “Liberdade de Expressão, direito à informação: trajetória brasileira de 5 décadas” (palestrantes: Adísia Sá e Cremilda Medina)
28 de outubro – 19h30 às 21h30 (quinta), Livraria Cultura – Shopping Bourbon Pompéia
Local: Livraria Cultura do Bourbon Shopping São Paulo (Rua Turiaçú, 2.100 – São Paulo, SP – Tel.: 3868-5100)
Entrada Franca
INFORMAÇÕES: www.memorial.org.br
E-mail: eventoscbeal@memorial.sp.gov.br
Tel.: (11) 3823-4780 / Fax: (11) 3823-4798
“El Camino de Santiago”
Palestra de Jorge Cáceres, do Instituto Cervantes. Desde o descobrimento dos restos do Apóstolo Santiago no norte da Espanha, no século IX, o Caminho de Santiago se transformou na mais importante rota de peregrinação da Europa medieval. A quantidade de peregrinos que, movidos pela fé, se dirigiam para a cidade de Compostela desde todos os lugares do continente deixou suas marcas e motivou um desenvolvimento artístico, cultural e econômico. Seus monumentos, seus vilarejos e sua gente, seu trajeto e sua gastronomia fazem do caminho uma experiência singular que muitos já provaram e outros mais ainda pretendem sentir.
6 de novembro, sábado, 9h às 11h
Biblioteca Latino-Americana Victor Civita
Entrada franca/Portão 6.
Informações: eventoscbeal@memorial.sp.gov.br
Ciclo de Palestras “Entre a diversidade e a identidade: Encontros com a Literatura Brasileira Contemporânea” – Literatura e Crítica – 4ª etapa
Palestrantes: Gustavo Bernardo e Annita Costa Malufe. Mediadora: Ana Haddad. Ciclo de palestras que analisa aspectos sociais, lingüísticos e estéticos que fundamentam e conformam nossa produção literária recente, destacando seus relacionamentos com os processos midiáticos e outros modos de composição e institucionalização do sistema literário brasileiro. Os palestrantes são críticos e autores, unindo, desse modo, os dois pilares de sustentação do sistema literário brasileiro. Coordenação acadêmica: Professores Rita Couto, Murilo Jardelino e Mauricio Silva.
17 de novembro, quarta, 19h30 às 22h
Biblioteca Latino-Americana Victor Civita, portão 6
Entrada franca.
Informações: eventoscbeal@memorial. sp.gov.br
Palestra “Arquivamento do passado para o futuro: modernos métodos de preservação de acervos de bibliotecas – O Centro de Digitalização da Biblioteca Estadual da Baviera”
Palestrante: Margarete Wittke, historiadora especialista em história da antiguidade, arquivista e responsável pelo workflow de todo o processo de digitalização da Biblioteca Estadual da Baviera.
2 de outubro – 10h00 às 12h00 (sábado)
Biblioteca Latino-Americana Victor Civita
Inscrições gratuitas: biblioteca@saopaulo.goethe.org ou pelos telefones: (11) 3296-7001/3296-7051
Debate “Cinema Brasileiro Contemporâneo”
O debate Cinema Brasileiro Contemporâneo trará uma exposição do cenário político cinematográfico e uma reflexão sobre a dimensão política que existe na filmografia recente no Brasil. Os diretores convidados para debaterem sobre essas questões, Philippe Barcinski , Tata Amaral e Ricardo Elias , que mostram em suas filmografias a São Paulo como lugar de acontecimentos, farão suas exposições relacionando as diferenças e identidades entre o novo cinema e o velho cinema novo.
13 de outubro – 19h00 às 22h00 (quarta)
Biblioteca Latino-Americana Victor Civita
Entrada Franca
INFORMAÇÕES: www.memorial.org.br
E-mail: eventoscbeal@memorial.sp.gov.br
Tel.: (11) 3823-4780 / Fax: (11) 3823-4798
Ciclo de palestras “Entre a diversidade e a identidade: Encontros com a Literatura Brasileira Contemporânea” – Literatura e Crítica – 3ª Etapa
Palestrantes: Paulo Franchetti e Micheliny Verunschk/Mediador: Maurício Pedro
Ciclo de palestras que analisa aspectos sociais, lingüísticos e estéticos que fundamentam e conformam nossa produção literária recente, destacando seus relacionamentos com os processos midiáticos e outros modos de composição e institucionalização do sistema literário brasileiro. Os palestrantes são críticos de literatura e autores de obras literárias, unindo, desse modo, os dois pilares de sustentação do sistema literário brasileiro. Coordenação acadêmica: Professores Rita Couto, Murilo Jardelino e Mauricio Silva.
14 de outubro – 19h30 às 22h (quinta)
Biblioteca Latino-Americana Victor Civita
Entrada Franca
INFORMAÇÕES: www.memorial.org.br
E-mail: eventoscbeal@memorial.sp.gov.br
Tel.: (11) 3823-4780/Fax: (11) 3823-4798
Foro Permanente de Reflexão sobre a América Latina – 3º Programa
Imaginários urbanos na América Latina: símbolos na arte e na praça pública
Em continuidade ao programa do Foro Permanente de Reflexão sobre a América Latina, iniciado no segundo semestre de 2010, serão debatidas as marcas de identidade na arte e na praça pública. A iniciativa da Cátedra Unesco Memorial da América Latina chega assim ao seu terceiro encontro, que se propõe levar a público reflexões originárias da produção científica desenvolvida nas universidades brasileiras. Nesse evento, estarão reunidas duas teses de doutorado defendidas no Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (Prolam) da Universidade de São Paulo.
Palestrantes: Hélcio Magalhães , Gestor de Artes Gráficas do SESC São Paulo e Mariza Bertoli , ensaísta e crítica de arte, transpõe a produção simbólica contemporânea para a ancestralidade mítica latino-americana expressa na arte. Mediação: Lisbeth Rebolo , professora titular da Universidade de São Paulo e historiadora da arte na América Latina. Debatedora: Cremilda Medina , coordenadora acadêmica do Foro Permanente e também professora titular da USP.
14 de outubro – 19h às 22h (quinta)
Anexo dos Congressistas
Entrada Franca
INFORMAÇÕES: www.memorial.org.br
E-mail: eventoscbeal@memorial.sp.gov.br
Tel.: (11) 3823-4780 / Fax: (11) 3823-4798
II Feira de Universidades Chinesas
No dia 22 (sexta-feira) e 23 (sábado) de outubro, das 9h00 às 18h00, a capital paulista receberá 80 autoridades acadêmicas e governamentais chinesas, representando 26 instituições universitárias. Será a segunda maior delegação acadêmica chinesa a visitar o Brasil. A cerimônia de abertura, às 9h00 do dia 22 de outubro, contará com a presença do Embaixador da República Popular da China no Brasil, o Sr. Qiu Xiaoqi. A Feira terá como sede o Memorial da América Latina –
22 e 23 de outubro – 9h às 18h (sexta e sábado)
Foyer do Auditório Símon Bolivar
Informações: Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico (CBCDE) – www.cbcde.org.br
Tel.: (11) 3082-2636 / E-mail: cbcde@cbcde.org.br
Inscrições (gratuitas, até 21 de outubro): cbcde@cbcde.org.br
Conferência Internacional da Rede Waterlat “Tensão entre justiça ambiental e justiça social na América Latina: o caso da gestão da água”
Essa conferência é uma realização da rede WATERLAT, organizada pela Escola de Geografia, Ciência Política e Sociologia da Universidade de Newcastle, o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo e o Centro Brasileiro de Estudos da América Latina da Fundação Memorial da América Latina, com apoio da Cátedra UNESCO Memorial da América Latina.
25, 26 e 27 de outubro – 9h às 19h (segunda a quarta)
Auditório Simón Bolívar
Inscrições e Informações: www.waterlat.org
Mesa-redonda “Maria Estela Guedes e a Literatura Portuguesa Contemporânea”
Esse encontro tem como objetivo apresentar e discutir os aspectos literários, lingüísticos e estéticos da produção mais recente da escritora portuguesa Maria Estela Guedes , destacando seu livro “Chão de Papel”, que aborda suas memórias da Guiné-Bissau, tendo como parâmetro a poesia contemporânea lusa num diálogo com a poesia brasileira contemporânea. Irá também avaliar, numa perspectiva crítica, a produção dessa instigante e intrigante poeta portuguesa, que apresenta habilidades voltadas para o suporte virtual em sua excelente revista cultural Triplo V. O evento tem a coordenação acadêmica de Ana Maria Haddad Baptista, Márcia Fusaro, Maurício da Silva e Rita Couto. Entrada Franca
25 e 26 de outubro – 19h30 às 22h (segunda e terça)
Biblioteca Latino-Americana Victor Civita
Informações e programação: www.memorial.org.br
Tel.: (11) 3823-4780 / E-mail: eventoscbeal@memorial.sp.gov.br
“Entre a diversidade e a identidade: Encontros com a Literatura Brasileira Contemporânea” – 2º encontro
Palestrantes: Alcides Villaça e Heitor Ferraz Mello. Mediadora: Márcia Fusaro. Ciclo de palestras que analisa aspectos sociais, linguísticos e estéticos que fundamentam e conformam nossa produção literária recente, destacando seus relacionamentos com os processos midiáticos e outros modos de composição e institucionalização do sistema literário brasileiro. Os palestrantes são críticos de literatura e autores de obras literárias, unindo, desse modo, os dois pilares de sustentação do sistema literário brasileiro.
23 de setembro – 19h30 às 22h (quinta).
Biblioteca Latino-Americana Victor Civita.
Informações: (11) 3823-4780.
E-mail: eventoscbeal@memorial.sp.gov.br
“Encontros com a Literatura Brasileira Contemporânea: Gil Veloso e as Fábulas Farsas”
Desenvolvida no âmbito do projeto “Entre a Diversidade e a Identidade: Encontros com a Literatura Brasileira Contemporânea”, a palestra de Gil Veloso, o “La Fontaine do Minhocão”, versará sobre suas “fábulas farsas”, fiéis, em princípio, à tradição fabular de Esopo e La Fontaine, que tratam do comportamento humano a partir de associações com o caráter animal. Por extensão, serão debatidas as fábulas no universo literário brasileiro contemporâneo. Mediação de Joel Rosa.
28 de agosto, sábado, 10h às 12h
Sala dos Espelhos do Auditório Simón Bolívar.
Portão 12.
Entrada Franca
Foro Permanente de Reflexão sobre a América Latina: Análise da vulnerabilidade feminina à contaminação por HIV no Brasil e no México
Palestra de Sônia Geraldes. Coordenação: Cremilda Medina.
30 de agosto, das 19h às 22h (segunda)
Anexo dos Congressistas, Portão 12.
Entrada Franca
Confira o debate sobre a importância da comunicação na prevenção à Aids
“Entre a diversidade e a identidade: Terceiro Encontro com a Literatura Brasileira Contemporânea” – 1ª Etapa
Palestra de Frederico Barbosa e Marcelo Tápia, mediada por Sônia Melchiori. Eles discutirão os aspectos sociais, lingüísticos e estéticos que fundamentam a produção literária recente. Serão destacados sua relação com os processos midiáticos e outros modos de composição e institucionalização do sistema literário brasileiro.
23 de agosto, segunda, 19h30 às 22h
Biblioteca Latinoamericana Victor Civita.
Entrada Franca
Cátedra – Foro Permanente de Reflexão Sobre a América Latina
Mesa redonda “Programas de microcrédito na América Latina”
Debatedores: Profa. Dra. Cláudia Forte (Universidade Presbiteriana
Mackenzie); Prof. Dr. Márcio Bobik (PROLAM / USP); Prof. Dr. Ladislau
Dowbor (PUC / SP).
2 de agosto de 2010 (segunda-feira), 19h
Biblioteca Latino-Americana Victor Civita (Portão 6)
Entrada Franca
1) Cinema Contemporâneo na América Latina
Visa a proporcionar reflexões sobre contextos históricos e sociais relacionados à produção cinematográfica do continente, contextualizando, por meio da análise de filmes, as especificidades da linguagem cinematográfica dos países latino-americanos.
Datas: 18 e 25 de agosto; 01, 08, 15, 22 e 29 de setembro; 06, 13 e 20 de outubro de 2010 (quartas).
Total de aulas: 10 – Carga horária: 30 horas-aula
Horário: das 19 h às 22 h
2) Literatura e Cinema: Intersecções
Tem como objetivo analisar e debater a transposição da obra escrita para o audiovisual, realizando abordagens que auxiliem / direcionem a criação / produção de um roteiro cinematográfico a partir de textos literários.
Datas: 21 e 28 de agosto; 11, 18 e 25 de setembro; 2, 16 e 23 de outubro; 6 e 27 de novembro de 2010 (sábados).
Total de aulas: 10 – Carga horária: 40 horas-aula
Horário: das 9 h às 13 h
Inscrições abertas para ambos os cursos
De segunda a sexta-feira das 10h às 18h
Local: Anexo dos Congressistas – CBEAL (Portão 13)
Informações: (11) 3823-4780 / e-mail: cursos@memorial.sp.gov.br
Taxa de inscrição: R$200,00
Clique aqui para ver os programas dos cursos
Para Onde Caminha a América Latina? História e conjuntura
Movimentos Políticos e Culturais na América Latina
Liberdade de Expressão/Direito à Informação nas Sociedades Contemporâneas da América Latina
III Simpósio Internacional de Cultura e Comunicação na América Latina: Integrar para além do mercado
Seminário “Utopia e Identidade Cultural: a América Latina na obra de Darcy Ribeiro”
Amazônia: Desafios e Perspectivas da Integração Regional
Jornadas Latino-americanas “Ángel Rama, um transculturador do futuro”
Mar de água Doce: riqueza compartilhada
Aula Inaugural do 4º módulo da Cátedra Memorial da América Latina
Palestra “A pesquisa de Comunicação em tempos de globalização”
Curso “O espaço local como cenário global: a trilogia fílmica de Lucrécia Martel”
Música, Juventude e Política na América Latina
Cinema e Identidade na América Latina
Arte e Sociedade na América Latina
Entre a diversidade e a identidade: encontros com a literatura brasileira contemporânea
Música e Política na América Latina
Literatura e Cultura na América Latina
Negócios e Economia na América Latina
Religião e Sociedade é tema de curso de extensão no Memorial
Nova esquerda da América Latina é Analisada em Curso no Memorial
“A Invenção da América Latina“
“Biocombustíveis: Fundamentos e aplicações“
“Segurança e defesa nacional na América Latina”
“Tango: uma filosofia do abraço”
“Brasil: modernização e desenvolvimentismo”
“Contaminação das Águas Brasileiras“
“Seminário Homenagem a Agostinho da Silva e Dora Ferreira da Silva“