/governosp
Julho é o mês do cinema no Memorial. É tempo de Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, que exibe filmes de mais de 15 países do continente com o objetivo de divulgar e discutir a singularidade estética de nossa cinematografia; e Anima Mundi, o gigante evento de animação que reúne, no seu 18º aniversário, 452 filmes, oficinas e debates.
Não bastasse esta overdose cinematográfica, o Memorial programou para o 2º semestre dois cursos de extensão universitária que visam refletir e analisar o Cinema Contemporâneo na América Latina e as Intersecções entre Literatura e Cinema. Um belo presente para os que respiram os ares da sétima arte.
Ismail Xavier, Rubens Machado, Yanet Aguilera e Daniela Gillone são os professores escalados para analisar filmes que vão da argentina Lucrecia Martel à peruana Claudia Llosa, do boliviano Jorge Sanjínes ao cubano Cremata Malberti, entre outros, para refletir contextos históricos e sociais que moldam ou moldaram a linguagem cinematográfica produzida nos países latino-americanos.
Já Mari Sugai e Maria Sueli da Silva Dutra são as responsáveis pela análise e debate sobre a transposição da obra escrita para o audiovisual. Filmes como Macunaíma, Pantaleão e as visitadoras e Ensaio sobre a cegueira são o ponto de partida para abordagens que auxiliam na criação/produção do roteiro a partir do texto. Ao fim, os participantes serão convidados a criar sinopses e argumentos, passando assim, da teoria à prática.
Cinema Contemporâneo na América Latina
Visa a proporcionar reflexões sobre contextos históricos e sociais relacionados à produção cinematográfica do continente, contextualizando, por meio da análise de filmes, as especificidades da linguagem cinematográfica dos países latino-americanos.
Docentes: Ismail Xavier, Rubens Machado, Yanet Aguilera e Daniela Gillone
De 18 agosto a 20 de outubro de 2010 (quartas, das 19 às 22 h)
Carga horária: 30 horas-aula
Programa
18/08 – O Cinema autoral das novas gerações de diretores da América Latina. O cinema argentino e a trilogia expoente da produção de Lucrécia Martel. Análise dos filmes La niña santa (2004), La Ciènaga (2001) e La Mujer Sin Cabeza (2008).
25/08 – O novo cinema mexicano: da revolução às relações sociais. Referências sobre o filme Amores Perros (2000), de Alejandro González Iñárritu.
01/09 – Especifidades do cinema produzido no Uruguay. Temas urgentes e histórias cotidianas retratadas no cinema uruguaio. Reflexões filsóficas e análise fílmica das produções Whisky (2004) e El baño del Papa (2007).
08/09 – O discurso cinematográfico latino-americano. A experiência do cinema venezuelano. As produções feitas pela Villa Del Cine. Filmes relacionados: El Caracazo (2005), de Román Chalbaud; Cyrano Fernandez (2007), de Alberto Arvelo.
15/09 – Produções cinematográficas e contexto político. Momentos do cinema produzido na Bolívia: de Sanjinés às últimas produções. O cinema do Paraguai. A realidade concreta nos filmes de Paz Encina: Supe que estabas triste (2000) e Hamaca Paraguaya (2006).
22/09 – A proposta estética do cinema latino-americano. O cinema em Cuba. Análise dos filmes Otra Pelea Cubana Contra los Demonios…y el Mar (2007), de Tupac Pinilla e Nada (2001), de Juan Carlos Cremata Malberti.
29/09 – Os filmes produzidos na América Latina que tiveram impacto nas academias de artes e ciências cinematográficas dos EUA e Europa. O cinema peruano de Claudia Llosa: Madeinusa (2006) e La Teta Asustada (2009).
06/10 – O Cinema Brasileiro Contemporâneo. As produções que surgiram que surgiram no final da década de 90. Os filmes que marcaram “ciclos”, como Um céu de Estrelas (1996), de Tata Amaral.
13/10 – A experiência do cinema brasileiro. Debate com cineastas convidados.
20/10 – O cinema produzido na América Latina. Debate com os professores do curso.
Literatura e Cinema: Intersecções
A partir do texto literário, pretende-se analisar e debater a transposição da obra escrita para o audiovisual. Com isso, será possível realizar abordagens que auxiliem/ direcionem a criação/ produção de um roteiro a partir de textos, e refletir sobre os aspectos literários que foram reorganizados para a realização dos filmes. Como proposta de atividade, os participantes serão convidados a criar sinopses e argumentos, e com isso passarão pela experiência de ir da teoria à prática.
Docentes: Mari Sugai e Maria Sueli da Silva Dutra
De 21 de agosto a 27 de novembro de 2010 (sábados, das 9 às 13 h)
Carga horária: 40 horas-aula
Programa
21.08 – Apresentação das docentes, alunos e introdução ao conteúdo das aulas.
28.08 – Macunaíma (o herói brasileiro baseado no folclore, movimento modernista e brasilidade em narrativa fantasiosa).
11.09 – Como água para chocolate (narrador e a história de sua família: temporariedade, memórias e lembranças de acontecimentos, sentimentos e sentidos).
18.09 – Ninguém escreve ao coronel (angústia, sátira do regime militar, decadência e emancipação em meio à estética teatral).
25.09 – Pantaleão e as visitadoras (diferenciações das obras nos pontos de vistas de personagens, dos personagens em si e temporariedade da narrativa).
02.10 – Lavoura arcaica (narrador: presença como personagem principal da ação e próprio narrador de memórias; estrutura narrativa e temporariedade).
16.10 – O invasor (aproximação do leitor e público no frenesi presente nas linguagens literária e cinematográfica; pontos de vista de personagens)
23.10 – Escolha dos trechos de livros a serem adaptados pelos alunos para exercício. Documentário: The cutting edge: The magic of movie editing.
13.11 – Especial sobre Fernando Meirelles. Proximidades e distanciamentos: peculiares de cada filme e livro (Cidade de Deus | O jardineiro fiel | Ensaio sobre a cegueira).
27.11 – Devolutiva da produção da sinopse e argumento. Debate sobre a experiência, dificuldades, dúvidas, entre outros, e entrega dos certificados.
Inscrições:
Memorial da América Latina / Anexo dos Congressistas – CBEAL (Portão 13)
Segunda à Sexta, das 10 às 18 h / Taxa única de inscrição: R$200,00 (por curso)
Vagas limitadas
Observações:
Serão concedidos certificados aos alunos com 75 % de presença. Caso não se atinja o número mínimo de inscrições necessárias, o curso poderá ser cancelado e a taxa de inscrição devolvida integralmente. Os alunos que se inscreverem nos dois cursos oferecidos terão direito a um desconto de 10 % no total a ser pago pelas inscrições.
Informações:
Site: www.memorial.org.br
Tel.: (11) 3823-4780
E-mail: cursos@memorial.sp.gov.br