/governosp
Conheça o Circo de Teatro Tubinho
O Circo de Teatro Tubinho foi criado em 1959, por Juve Garcia, encerrando suas atividades em 1978, em Curitiba. No ano de 2001, Pereira França Neto, sobrinho de Juve, ergueu de novo a lona e colocou novamente os Pereira na estrada. Contando hoje com mais de 90 peças do repertorio tradicional de circo de teatro (ou teatro de circo), esta familia leva ao palco de sua lona o cico-teatro feito em sua essencia, com dramalhões, dramas, tragedias, melodramas, comédias, chanchadas e infantis.
Após atingir grande sucesso no interior paulista,em temporadas que chegam atingir 6 meses de lotação esgotada em cidades de pequeno e medio porte, o Circo de Teatro Tubinho chega a São Paulo para a comemoração dos 50 anos de seu personagem principal, o palhaço Tubinho.
Como tudo começou:
A trajetória artística da "família Tubinho" em circos de variedades começou em meados de 1918, quando Juvenor Ferreira Garcia (o palhaço Caolho)casou-se com Lola Garcia (vó Lola). Ambos trabalharam em várias companhiascircences até fundarem seu próprio circo em 1933, acompanhados pelos filhosAltamar, Brasilina (lina) e Juvenor (Juve).
Com o tempo, Altamar, o filho mais velho do casal, passou a ser o palhaçoTricô no então Circo Irmãos Garcia. Naquela época, era grande o número de circos espalhados pelo país e aconcorrência fez com que os Irmãos Garcia inovassem os seus espetáculos circenses com a encenação de peças teatrais no picadeiro.
Aos poucos as encenações tomaram todo o espetaculo, criando assim o Circo Teatro Irmãos Garcia. Altamar precisou sair do grupo e nasceu a necessidadede se ter um novo cômico. Juve Garcia (filho mais novo do casal Juvenor eLola Garcia), cria então "Tubinho um Trapalhão" que está nos palcos até hoje. Mais tempo se passa e em 1959, Juve monta osua própria companhia, o"Circo Teatro Irmãos Garcia Com Tubinho e Sua Cia". O grupo rodou o Paraná, Santa Catarina e São Paulo, mas com o aparecimento da TV começa a perderpúblico e em 1978, Juve resolve parar com o circo, e dedicar-se a animação
de festas infantis em Curitiba (PR), onde criou a "Juve Garcia Organização de
Espetáculos Teatrais".
Pouco antes de sua morte em 1994, Juve, ainda no hospital, passou o nome de
Tubinho a seu sobrinho Pereira França Neto. Através da junção entre Pereira França Neto, sua irmã Silvana Pereira e seu pai Amilton Garcia, no dia 29 dejunho de 2001 renascia o Circo de Teatro Tubinho na cidade de Arapoti (PR) com a peça "E o Tubinho Apareceu". Atualmente o grupo é composto por uma grande família com 35 pessoas envolvidas e um repertório de mais de 90 espetáculos montados debaixo de uma lona uma de 20m x 26m com espaço para 500 cadeiras.
Sinopses das peças apresentadas no III Festibero:
Canção de Bernadete
Sinopse:
Drama muito apresentado pelos circos de teatro brasileiros, retrata a vida de Bernadette Soubirous, que em 1858 em Lourdes, na França, tem visões de Nossa Senhora e enfrenta com sua fé a incredulidade da família, da igreja e dos políticos locais. No elenco: Ana Dolores, Luciane Rosã,Jailson Martins, Riccieli Lunardi,Amilton Garcia, Rodrigo Mazza, Lucélia Reis,Pereira França Neto, Angelita Vaz e elenco.
País: Brasil
Obra: Autor: Inspirado no romance de Franz Werfel
Cia.: Circo de Teatro Tubinho
Direção: Pereira França Neto (Tubinho)
Data: dia 9, terça, às 18h
Duração: 100’
Local: Circo do Tubinho
O Ébrio
Sinopse:
Drama. Conta a história do dr. Gilberto Silva, que se deixa vencer pelo álcool, após ter sido enganado pelos parentes e amigos e traído por sua esposa, Marieta. Tido como morto, troca de identidade e passa a ser chamado apenas como "O Ébrio". Baseada na musica de Vicente Celestino, esta adaptação para o circo-teatro, pode ser considerada uma das mais tradicionais peças do gênero no Brasil. No elenco: Jailson Martins, Ana Dolores, Luciane Rosã, José Roberto Junior, Rodrigo Mazza, Elenice Coelho, Lucélia Reis, Riccieli Lunardi, Eddie Moreno e Gilson Oliveira
País: Brasil
Obra: O Ébrio
Autor: Baseado na canção de Vicente Celestino – adaptação de Gilda de Abreu
Cia.: Circo de Teatro Tubinho
Direção: Pereira França Neto (Tubinho)
Data: Dia 10, quarta, às 18h
Duração: 90’
Local: Circo do Tubinho
Marcelino Pão e Vinho
Sinopse:
Uma historia de fé ternura e emoção. Marcelino é abandonado em frente ao convento e criado por 12 frades. Ao crescer o menino empreende uma grande busca por sua mãe, até alimentar uma imagem de Cristo, no sótão do convento e iniciar assim uma grande amizade. Uma nova visão do clássico que foi filme de sucesso e agora sob uma visão para crianças tem encantado o publico com músicas e poesia, trazendo ao palco uma visão mais moderna ao circo-teatro. No elenco: Nicolas Alexandre, Rodrigo Mazza, Luciane Rosã, Jailson Martins, Riccieli Lunardi, Lucélia Reis e Ana Dolores.
País: Brasil
Autor: José Maria Sánchez Silva – Adaptação de Lourival Pereira e Maurício Vogue
Cia.: Circo de Teatro Tubinho
Direção: Pereira França Neto (Tubinho)
Data: Dia12, sexta, às 18h
Duração: 80’
Local: Circo do Tubinho
Tubinho Baita Macho (Ah, se o Anacleto Soubesse!)
Sinopse:
Uma divertida confusão aos moldes mais tradicionais do circo-teatro apresenta o palhaço Tubinho, vivendo o divertido Anacleto, homem submisso e dominado pela mulher, que certo dia resolve cair na farra! O que ele não esperava era que sua amante iria visita-lo em seu lar. Esta armada a confusão… Uma deliciosa comédia, com as trapalhadas do Palhaço que tem conquistado o interior paulista, Tubinho e sua turma. No elenco: Tubinho, Jailson Martins, Ana Dolores, Lucélia Reis, Luciane Rosã, Riccieli Lunardi, Amilton Garcia, Viviane Martins, Rodrigo Mazza.
País: Brasil
Autor: Baseado em uma comédia de Paulo Orlando
Cia.: Circo-teatro Tubinho
Direção: Pereira França Neto (Tubinho)
Data: Dia 14, às 18 horas.
Duração: 90’
Local: Circo do Tubinho
Mais informações : www.tubinho.com.br