Diretor do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL) do Memorial da América Latina
O apagamento da memória negra, vista pelas lentes de Pedro Martins
25/11/2024
Comemorando o Dia da Consciência Negra, pela primeira vez em todo território nacional, o Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL), que foi concebido pelo antropólogo brasileiro Darcy Ribeiro para atuar no projeto de integração cultural, política, econômica e social da América Latina, traz ao público a exposição “Assentamento: A Fotografia e o seu trato com a memória negra urbana”, resultado de uma pesquisa acadêmica que propõe uma imersão nas memórias apagadas da cidade de São Paulo através da lente do artista visual e pesquisador Pedro Martins.
Originário de São Paulo, Pedro tem em sua sua trajetória artística e intelectual marcada pela participação como integrante da “Coletivazona”, coletivo criado em 2022, onde se dedica à investigação das poéticas visuais e seus diálogos históricos e conceituais, abordando a palavra como eixo central de reflexão e produção.
A proposta curatorial da exposição “Assentamento” que ocupa a Galeria Gabo do Memorial da América Latina, emerge de uma pesquisa minuciosa realizada pelo artista sobre as dinâmicas de apagamento das memórias negras nos espaços urbanos. Pedro Martins nos convida a contemplar através de 60 trabalhos as “rugosidades” da cidade, termo emprestado de Milton Santos, para explorar como o tempo e as políticas de memoricídio têm silenciado e apagado a presença histórica da população negra. A exposição propõe um olhar atento sobre a São Paulo colonial e contemporânea, revisitando bairros como Barra Funda, Brasilândia, Bixiga, Carandiru, Jabaquara, Liberdade, Paissandu, República e Sé — lugares marcados pela presença e resistência negra, mas também pela constante tentativa de apagar essas memórias.
As fotografias apresentadas são fruto de um processo de investigação decolonial que busca questionar as narrativas oficiais e oferecer uma nova leitura dos espaços urbanos, capturando suas transformações físicas e simbólicas. Inspirado pelas ideias do geógrafo Milton Santos, Pedro Martins explora como as dinâmicas do capital e do poder moldam e redefinem o espaço urbano, contribuindo para o apagamento das memórias afro-diaspóricas.
Na criação de suas imagens, Pedro Martins investiga e experimenta técnicas inspiradas em fotógrafos e artistas visuais como Chōtoku Tanaka e Daido Moriyama, com suas abordagens intimistas e narrativas urbanas, Eustáquio Neves, cuja obra é marcada pela busca pela identidade negra, e Rosana Paulino, que explora a história e a memória afro-brasileira através de sua produção artística.
“Assentamento” é mais do que uma série de fotografias; é um ensaio visual e teórico que aborda questões de emancipação, reconstrução e preservação da memória afro-diaspórica latino-americana.
Ao visitar esta exposição, o público é convidado a refletir sobre os processos de invisibilização e resistência das comunidades negras na cidade de São Paulo, compreendendo a fotografia como um meio de reconectar essas histórias silenciadas com a paisagem urbana atual.
Memorial da América Latina e CAF se unem para digitalizar acervo de arte popular
25.10.2024
Em uma iniciativa que marca os 35 anos de trajetória da Fundação Memorial da América Latina, foi assinada uma importante parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF). O termo de cooperação visa à preservação e digitalização do acervo de arte popular do Pavilhão de Criatividade Darcy Ribeiro, reforçando o papel do Memorial como um elo de integração cultural entre os países latinos e caribenhos.
Com o investimento inicial de US$ 100 mil, essa parceria permitirá não só a preservação das obras por meio de catalogação e higienização, mas também a ampliação do acesso ao acervo.
A iniciativa, que já está em execução, conta com uma equipe de profissionais especializados em conservação e museologia e será desenvolvido ao longo de um ano em sua primeira fase, promovendo a digitalização de milhares de peças, abrangendo obras representativas das manifestações culturais populares de toda a América Latina, cuidadosamente reunidas pelo antropólogo Darcy Ribeiro.
O Pavilhão de Criatividade Darcy Ribeiro é um espaço singular, reunindo objetos que capturam a essência das culturas latino-americanas, desde o México até o Peru. Essas 3.800 peças, carregadas de simbolismo, falam diretamente às raízes e ao sentimento de pertencimento de nossos povos, oferecendo uma conexão única com o passado e as tradições que moldaram nossa identidade.
O projeto também abre portas para uma maior visibilidade global dessas obras. Através das plataformas digitais e redes sociais, será possível compartilhar através do CBEAL – Centro Brasileiros de Estudos da América Latina, este vasto patrimônio com o mundo, permitindo que mais pessoas descubram o valor das manifestações culturais latino-americanas.
Pedro Mastrobuono, presidente da Fundação Memorial da América Latina, destaca que a cooperação com o CAF reflete a vocação do Memorial de promover discussões acadêmicas, políticas e culturais que aproximem os países da América Latina. “Sempre buscamos soluções comuns e o respeito à diversidade social e cultural de nossa região”, afirmou Mastrobuono.
Ao longo de sua existência, o Memorial tem sido um centro de convergência para iniciativas que celebram a solidariedade entre os povos latinos. Este novo acordo com o CAF é mais um passo nessa direção, garantindo que o patrimônio cultural latino-americano seja preservado e, ao mesmo tempo, amplamente compartilhado, respeitando e valorizando as heranças que nos unem.
A conclusão deste levantamento e mapeamento do acervo, sua higienização e a criação da base de dados, permitirão um maior controle e conservação deste patrimônio artístico. Com isso, reafirmamos nosso compromisso de preservar e promover a rica herança cultural da América Latina, projetando seus valores para o mundo.