A exposição em homenagem à escritora Lygia Fagundes Telles permanece até 27 de novembro no saguão da Biblioteca Latino-americana Victor Civita. A mostra sobre uma das maiores escritoras brasileiras viva – resultado de uma parceria do Memorial da América Latina com a União Brasileira de Escritores – UBE e a Academia Paulista de Letras – é constituída de fotos e livros. A entrada é gratuita e o horário é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e sábado, das 9h às 17h.
A exposição foi aberta em 25 de outubro, quando houve o início de um ciclo em homenagem aos 90 anos da escritora Lygia Fagundes Telles. O ciclo contou com um bate-papo, exibição do vídeo “Narrarte”, de Goffredo Telles Neto e lançamento dos livros “Lygia Fagundes Telles entre ritos e memória”, organizado por Suênio Campos de Lucena e Carlos Magno; “Sombras silenciosas: estranheza e solidão em Lygia Fagundes Telles e Edward Hopper (Eduff)”, de Mabel Knust Pedra; e “Caros Autores” (RG Editores), de Fábio Lucas.
O ponto alto da homenagem à Lygia foi quando a escritora recebeu das mãos do presidente do Memorial, o cineasta João Batista de Andrade (foto da primeira página, com Joaquim Maria Botelho), o Troféu Memorial da América Latina, constituído por uma réplica da escultura “Mão”, de Oscar Niemeyer. Muito ovacionada pelo público que lotou o auditório da biblioteca e emocionada pelo calor humano e energia que trocava com seus leitores, a nonagenária Lygia apenas pediu: “Me leiam. Não me deixem morrer”.
Programação:
18h – Recepção do público
18h30 – Abertura da Exposição sobre LYGIA FAGUNDES TELLES
19h – Exibição do vídeo Narrarte, de Goffredo Telles Neto
19h30 – Análise breve da obra de LFT, pelo Acadêmico Fábio Lucas
20h – Bate-papo sobre Lygia: Jornalista e escritor Suênio Campos de Lucena e Profa. Ana Paula dos Santos Martins. Mediação: Luis Avelima
20h30 – Homenagem à Escritora – João Batista de Andrade
20h45 – Lançamentos de três livros sobre a obra de LFT: Lygia Fagundes Telles entre ritos e memória, organizado por Suênio Campos de Lucena e Carlos Magno;Sombras silenciosas: estranheza e solidão em Lygia Fagundes Telles e Edward Hopper (Eduff), de Mabel Knust Pedra; e Caros Autores (RG Editores), de Fábio Lucas.