/governosp
O Ministro das Relações Exteriores do Peru visitou o Memorial da América Latina, no sábado, 26 de agosto, onde foi recebido pelo presidente da Fundação, Fernando Leça. José Antonio García Belaunde está no Brasil preparando a vinda de Alan Garcia, novo presidente Peruano, empossado em 29 de julho passado. Leça também convidou o presidente Alan Garcia a visitar o Memorial..
Acompanhado do Cônsul-Geral do Peru em São Paulo, Eloy Alfaro, o Ministro Belaunde passeou pelo conjunto arquitetônico, projetado por Oscar Niemeyer, famoso por toda a América Latina. Começou pela Galeria Marta Traba, onde viu a bela exposição Wiesse – Pachamac, com pinturas do seu compatriota Ricardo Wiesse. Em seguida, rumou para a Biblioteca Latino-americana, que, com seus 30 mil volumes dedicado ao tema, tem seu acervo muito procurado por pesquisadores.
Finalmente, a comitiva dirigiu-se para o Salão de Atos Tiradentes, repleta de estudantes do Ensino Médio. Os alunos da Escola Comunitária de Campinas, interior de São Paulo, vieram ao Memorial da América Latina para conhecer uma pouco mais da história do subcontinente americano. Nada melhor para eles, então, ouvirem algumas palavras da autoridade peruana: “Vocês são privilegiados por terem uma instituição como essa no Brasil. Com ela, a consciência da irmandade entre nossos povos só pode aumentar”.
Balaunde assinou o Livro de Ouro do Salão de Atos, no qual escreveu a seguinte mensagem: “Estou emocionado com essa visita ao Memorial da América Latina. Essa expressão de um ente superior, de um sonho que não abandonamos apesar de tantos e tantos anos de adversidades. Felicito-lhes pelo tanto que fizeram, ao manter e enriquecer um projeto tão belo.”
Fotos: Eduardo Rascov