/governosp
Depois da “Cerimônia da Paz: Por uma Década de Cultura de Paz”, em 9 de setembro, organizado pelo XI Revelando São Paulo, na Semana da Pátria, o Memorial recebe o Festival de Bonecos de Rua e Cabeções, no sábado. Ambos os eventos fazem parte do festival folclórico que todo ano reúne milhares de pessoas no Parque da Água Branca (de 8 a 16 de setembro). O Revelando inclui música sertaneja, gastronomia interiorana, rituais religiosos, feira de artesanato, exposição de animais, entre outras manifestações tipicamente paulistas.
É interessante observar a arquitetura moderna de Oscar Niemeyer acolhendo fenômenos arcaicos de São Paulo, como a “Caminhada pela vida” no dia 9, que juntou grupos rituais, tropas de mulas e tropeiros, bandas marciais, carros de bois, carreiros e as imagens de Nossa Senhora Perigrina e a de Frei Galvão. Acompanhados de grupos de maracatu e representantes índigenas e de várias religições, seguiram em cortejo até o Parque da Água Branca.
No dia 15, sábado, o Revelando São Paulo volta novamente ao Memorial. Aqui acontece o XV Festival de Bonecos de Rua e Cabeções, a partir das 9 da manhã. Tradicionais em muitas cidades, os bonecões também se dirigem ao Parque da Água Branca. Entre o dia 8 e 16 de setembro, o Parque da Água Branca estará tomado por delegações de pequenos municípios paulistas, que conservam tradições originais da nossa terra. Espera-se que mais de 1,5 milhão de pessoas passem por lá. Saiba tudo o que vai acontecer no Revelando São Paulo no site http://www.brazilsite.com.br/abacai/eventos/revelando.htm