/governosp
São Paulo, 13 de fevereiro de 2009.
A Biblioteca Virtual da América Latina – BV@L foi inaugurada na tarde do dia 13 de fevereiro, no auditório da Biblioteca Latino-Americana Victor Civita, do Memorial. Na cerimônia, estavam presentes diversas autoridades, bibliotecários e representantes de instituições como USP, PUC-SP, Fapesp, Instituto Goethe, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e outras.
A coordenadora técnica do projeto, Márcia Rosetto, abriu a cerimônia explicando o processo de trabalho de quase dois anos que deu origem à BV@L. A elaboração e o planejamento do projeto começaram em fevereiro de 2007, mas instalação da estação de trabalho só se deu em outubro de 2007. De lá para cá, ela e sua equipe, incluindo funcionários e estagiários do Memorial, desenvolveram um trabalho em várias áreas para dar vida à biblioteca virtual.
O próximo passo, segundo ela, é a inauguração das interfaces em espanhol e em inglês. As traduções já começaram.
Abel Packer, diretor da Bireme, falou sobre a importância de uma biblioteca virtual da América Latina. “A biblioteca é uma extensão da memória de cada ser humano”. No caso de uma biblioteca virtual, consegue-se, de acordo com ele, uma biblioteca universal que, para existir, requer o compartilhamento de informações".
Em seguida foi a vez de o presidente do Memorial, Fernando Leça, falar. Ele destacou que este projeto é contínuo: “Ele não se encerra neste lançamento, muito pelo contrário, é um projeto que não se finda”, disse. Para Adolpho José Melfi, diretor do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL) do Memorial, a biblioteca virtual é importante não só para integrar os países latino-americanos, mas também para as atividades do próprio Memorial.
O secretário de ensino Superior, Carlos Vogt, no ato representando o governador do Estado José Serra, encerrou os discursos dizendo-se apaixonado pela idéia. Ele era o diretor da Fapesp quando a idéia foi apresentada à instituição pelo Memorial. Estava ainda na mesa Fernando Dias Menezes de Almeida, representando o atual diretor da Fapesp, Celso Lafer.
O lançamento da BV@L integra o calendário de comemorações do aniversário de 20 anos do Memorial da América Latina.
Por Paloma Varón
Fotos: Fábio Pagan