/governosp
“Arte Lusófona Contemporânea”, mostra que será aberta no fim de maio na Galeria Marta Traba, parte do ponto comum língua para reunir artistas representantes dos países lusófonos, o que proporciona uma expansão do conhecimento dessas culturas, também irmãs da gente brasileira, mas pouco conhecidas em nosso subcontinente.
Para se compreender o conceito de América Latina (lembrando que o termo “latino”, deve-se exatamente ao fator linguístico da raiz comum de todas as culturas que sofreram influência e dominação romana há milênios, e vieram desembocá-la em nossa sociedade ocidental), é fundamental conhecer também a língua e cultura de origem portuguesa. A mostra é essa oportunidade de intercâmbio e propagação da arte tão diversa, mas que nos une.
Os participantes da mostra são artistas jovens, emergentes e consagrados nos países de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, que trarão amostras da língua portuguesa falada em sua arte.
Por meio dessa mostra, junto ao “Encontro da Imagem com a Palavra”, exposição presente na Biblioteca Latino-Americana Victor Civita desde o dia 09, há uma integração artística contemporânea entre povos tão distantes geograficamente uns dos outros e que carregam, cada um, sua história e sua realidade próprias, também, influenciando na maneira como usam e transformam a língua em algo nacional.
Serviço:
Encontro da Palavra com a Imagem
Exposição de 27 de maio a 10 de julho de 2011
Terça a domingo, das 9 às 18h.
Local: Galeria Marta Traba
ENTRADA FRANCA