/governosp
Nova promessa feminina da música brasileira, a cantora paulistana Tiê mostra seus dotes de intérprete, compositora e instrumentista em show grátis no Projeto Adoniran, dia 29 de abril, quinta-feira, na Sala dos Espelhos do Auditório Simón Bolívar, às 20h30. No show Tiê canta, toca piano e violões de nylon e aço, acompanhada por Plínio Profeta no comando da guitarra e também do piano. O repertório é formado por canções próprias, registradas em seu primeiro CD, Sweet Jardim, lançado em 2009 pela Warner Music: “Quinto Andar”, “Assinado Eu”, “Chá Verde”, “Stranger But Mine”, “Sweet Jardim”, “Passarinho” (parceria com Dudu Tsuda), “Dois” (com Thiago Pethit), “A Bailarina e o Astronauta” (com Gustavo Ruiz) e “Aula de Frances” (com Flavio Juliano e Nathalia Catharina), além de “Se Enamora” (de Edgard Poças).
Depois de lançar o CD, Tiê fez turnês nacionais e internacionais, passando pela França, Inglaterra, Alemanha, Estados Unidos, Uruguai e por cidades brasileiras como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Recife. Para maio deste ano, ela já garantiu data no Rock in Rio Lisboa. A faixa de seu disco “Assinado Eu” foi indicada pela Rolling Stone Brasil como uma das 25 melhores músicas de 2009. Ela também regravou “Se Enamora”, de Edgard Poças (sucesso com o Trem da Alegria), e a incluiu como faixa-bônus na nova edição do CD que está nas lojas. A música arrebatou o público de Jason Mraz no show de abertura que ela fez para a apresentação carioca do artista americano.
Em Sweet Jardim, Tiê mostra suas composições, canta e toca piano e violão em dez faixas de sua autoria, gravadas ao vivo, ao estilo low-fi – antiga tendência resgatada por novos artistas folk. As composições, escritas em português, inglês e francês, carregam nuances autobiográficas. O álbum foi produzido pelo carioca Plínio Profeta (músico, produtor, DJ e multi-instrumentista) e conta com participação especial de Toquinho, Tatá Aeroplano, Gianni Dias, Tulipa Ruiz, Thiago Pethit e Nana Rizinni.
Tiê é neta de Vida Alves, atriz que protagonizou o primeiro beijo da TV brasileira, na primeira novela de TV, Sua Vida me Pertence. A cantora foi modelo da Ford Models, atuou em comercial dirigido por Fernando Meireles (premiado em Cannes), cursou Relações Públicas na FAAP, estudou canto em Nova Iorque e foi dona de um brechó restaurante, o Café Brechó. Em 2007, ela gravou um EP com quatro músicas em parceria com Dudu Tsuda; depois passou seis meses apenas compondo e dessa fase nasceram músicas que estão em seu CD de estreia. Em janeiro de 2008, passou a fazer shows solo no Studio SP e entrou para as listas de cantoras promissoras, lançando Sweet Jardim no ano seguinte.
O Projeto Adoniran – Oito e Meia é uma iniciativa da Fundação Memorial da América Latina em prol da revitalização do conhecido Projeto Adoniran Barbosa, realizado entre os anos de 1990 e 2000. Em março de 2007, voltou a integrar a programação cultural da cidade de São Paulo como Projeto Adoniran e apresentou, ao longo do ano, 15 espetáculos com grandes nomes da MPB, foram eles: Toquinho, Chico César, Fátima Guedes, Arrigo Barnabé, Evinha, Vânia Bastos & Eduardo Gudin, Ná Ozzetti, Alaíde Costa & João Carlos Assis Brasil, Wagner Tiso, Célia, Zezé Motta, Suzana Salles & Arthur Nestrovski, Maria Alcina, Mônica Salmaso & Toninho Ferragutti e Demônios da Garoa.
A Edição 2008 do Projeto Adoniran realizou 19 espetáculos com artistas e grupos da música brasileira, sete deles aconteceram no Auditório Simón Bolívar (800 lugares) e 12, na Sala dos Espelhos, adaptada para receber 100 pessoas, na qual os shows são gratuitos (ingressos a R$15,00, somente para apresentações no Auditório). A cantora Dóris Monteiro estreou a programação, em fevereiro, seguida por João Bosco, Claudia Telles, Wanderléa, Maria Dapaz, Maria Martha, Boca Livre, Claudya, Adyel Silva, MPB4, Yara Marques & Banda do Atílio, Flavio Venturini, Ivete Souza, Milena, Ivan Lins, Klebi Nori, Luiz Avelima, Zé Luiz Mazziotti e Demônios da Garoa. Em 2009, o projeto estreou em março com show de Ed Motta, seguido por Tetê Espíndola & Alzira E, Fabiana Cozza, Ângela Ro Ro, Ataulpho Alves Júnior, Vania Abreu, Passoca, Jane Duboc, Ana Bernardo, Lenine Santos e Raíces de América. Neste ano, Toquinho abriu a programação, em março, com participação especial de Vanda Breder e Carlinhos Vergueiro; na sequência apresentaram-se Maria Odette & Adilson Godoy.
Serviço:
Projeto Adoniran: Tiê
Formação: Tiê (voz, violões e piano) e Plínio Profeta (guitarra e piano).
Dia 29 de abril – quinta-feira – às 20h30
Auditório Simón Bolívar/ Sala dos Espelhos
Duração: 1 hora – Classificação etária: Livre – Capacidade: 100 lugares
Ar condicionado – Acesso universal
Estacionamento (Portão 15) s/ manobrista: R$ 10,00. Entrada/pedestres: Portão 13.
ENTRADA FRANCA.