/governosp
Por Daniel Pereira
O Auditório Simón Bolivar reabrirá suas portas com um grande evento que já começou a ser esboçado pela direção do Memorial da América Latina, em 15 de dezembro de 2017. Foi o que anunciou o governador Geraldo Alckmin na visita em que vistoriou pessoalmente o início das obras da fase final de restauro do prédio consumido pelas chamas em 29 de novembro de 2013.
Para não deixar margem de dúvida, Alckmin fez questão de frisar na entrevista à Imprensa: “Entramos na última etapa de obras, faltam 12 meses. Então, detalhando melhor: no dia 15 de dezembro de 2017, às 19h30, devemos reinaugurar aqui no Memorial da América Latina um auditório modernizado com tecnologia, total acessibilidade e inclusive com mais salas”.
O cenário de fundo em que o governador conversou com os jornalistas era o recorte em protótipo da tapeçaria do novo painel de Tomie Ohtake, cuja execução está a cargo das empresas Invista (que cede a matéria prima) e Punto e Filo com supervisão do casal de arquitetos Jorge Utsunomiya e Vera Fujisaki, que trabalharam em diversas peças da artista. O governador agradeceu a parceria voluntária das empresas e também do Instituto Tomie Ohtake, e informou que “o novo painel será entregue em outubro”.
O governador permaneceu uma hora no Auditório Simón Bolívar. Conheceu o projeto que começou a ser executado pelo Consórcio Ammtel, vencedor da licitação da fase final do restauro, dedicada às obras civis, de cenografia e luminotécnica, e enfatizou: “Importante destacar também que todo o trabalho de restauro, desde a parte estrutural, obedece fielmente ao projeto original de Oscar Niemeyer”.
Já na saída, o governador foi conhecer a exposição de Ferromodelismo gigante (mais de 100 metros) que o Memorial vai abrir para o público no próximo sábado, 10, dentro da programação especial que vai comemorar o recorde de público – 2 milhões de visitantes em 2016 – entre as instituições culturais públicas de São Paulo. “Fizemos questão de mostrar em primeira mão ao governador essa exposição, que faz parte da programação especial que vai comemorar nosso recorde histórico de 2 milhões de visitantes em 2016”, disse o presidente em exercício do Memorial, Irineu Ferraz, ao despedir-se e agradecer a visita do governador.