/governosp
O curso “Literatura e História no Cinema Latino-americano”, oferecido pelo Centro Brasileiro de Estudos da América Latina – CBEAL, por meio da Cátedra Unesco Memorial da América Latina e coordenado por Maria Gutierrez (ECA-USP) e Elen Doppenschmitt (PUC-SP), dá seguimento à temática cinematográfica chilena e discute a obra do cineasta Sebastián Lelio, neste sábado, no Espaço Vídeo do Pavilhão da Criatividade.
A palestra da professora Marcela Parada, da Escuela de Diseño de la Pontificia Universidad Catolica de Chile, com o tema: “Estética del Nuevo Cine Chileno – Generación 2000”, será estendida também ao público geral, além dos participantes do curso.
A obra de Sebastián Lelio contempla o conteúdo programático da primeira parte do curso, que aborda as cinematografias latino-americanas tendo como eixo as relações entre cinema, literatura e história. Dois filmes do chileno estão programados para o próximo dia 17: La Sagrada Familia (foto acima), de 2005 e Navidad (abaixo), de 2009 (ambos representantes do novo cinema chileno pós-ditadura).
Na semana que se passou, houve a exibição de dois filmes do cineasta, “Navidad” e “La Sagrada Familia”, como forma de expandir o tema do curso e preparar terreno para a palestra que será realizada no sábado, 24. Lelio e outros cineastas serão analisados.
Serviço
Palestra Cinema Chileno Contemporâneo – Profª Marcela Parada, da Escuela de Diseño de la Pontificia Universidad Catolica de Chile, sobre o tema: “Estética del Nuevo Cine Chileno – Generación 2000”
24 de setembro, sábado, 9h
Espaço Vídeo do Pavilhão da Criatividade
Entrada franca
Informações: eventoscbeal@memorial.sp.gov.br /(11) 3823-4780