/governosp
Conhecendo o espaço do natural ao transformado. Este é o nome da exposição de estudantes da escola pública municipal Cacilda Becker no Memorial da América Latina. São maquetes feitas por alunos das 6as. às 8as. do Ensino Fundamental, sob a orientação da profª de Geografia Maria José de Souza e com o apoio do professor de Artes, Sérgio Kodama. A mostra abre na segunda, 26 de setembro, na Biblioteca Latino-Americana Victor Civita e fica até 1º de outubro.
A iniciativa de aproximar os estudantes dessa escola municipal a uma instituição multicultural como a Fundação Memorial da América Latina é para que eles vivenciem a dimensão e a importância do conhecimento produzido por eles e para que possam compartilhá-lo com outros setores da sociedade
Para o trabalho, tanto alunos quanto a própria escola contribuíram com o material necessário. Foi preciso 12 aulas para a conclusão do projeto, que além das maquetes, rendeu trabalho escrito, seminários e discussões em sala, o que proporcionou troca de conhecimentos entre os grupos.
Os alunos, divididos em grupos, tiveram a tarefa de representar um país e seu respectivo continente, pesquisando características físicas, humanas e naturais do espaço a ser representado. Os procedimentos e os materiais utilizados para a construção dessas maquetes foram escolhidos por não agredirem a natureza, tais como, madeira reciclada, tintas biodegradáveis, massa de vidro facilmente misturada ao solo, jornais, papel pardo etc.
Além dos conteúdos teóricos desenvolvidos durante todo o processo, este projeto teve como objetivo proporcionar vivências concretas, para que o educando partisse do real e atingisse mais rapidamente as questões abstratas que envolvem o espaço e a responsabilidade que isso implica na vida de cada cidadão, sem a obrigatoriedade de se tornar uma obra de arte. Montar a exposição no Memorial e apresentá-la ao grande público, por certo, deu um fecho importante à experiência pedagógica-artística.
Serviço
Conhecendo o espaço do natural ao transformado
Exposição dos alunos do 6º ao 8º ano da EMEF Cacilda Becker
Coordenação: professora Maria José de Souza
Biblioteca Latino-Americana Victor Civita`
Abertura: dia 26, às 18h
Período de 26 de setembro a 1° de outubro
Entrada Franca