/governosp
O Centro Brasileiro de Estudos da América Latina – CBEAL promove o encontro de abertura do Ciclo de Palestras “Primeiro Encontro com Pesquisadores da Literatura Latino-americana Contemporânea”, na terça-feira, dia 23. Nessa primeira etapa, que tem como tema “A experimentação do grotesco em Clarice Lispector”, o palestrante Joel Rosa de Almeida propõe um debate acerca da polêmica fase da produção de Clarice Lispector, na qual a experimentação radical atinge o âmbito do grotesco.
Partindo da obra de 1974, “Onde estivestes de Noite”, o crítico (mestre pela USP) analisa o grotesco como modo de produção, reprodução e deformação de textos no limite daquilo que não se pode dizer e que, se dito, não tem sentido ou tem um sentido desfeito.
“Olha o gato. Olha o que o gato viu. Olha o que o gato pensou. Olha o que era. Enfim, enfim, não havia símbolo, a ‘coisa’ era! a coisa orgíaca. Os que subiam estavam à beira da verdade. Nabucodonosor. Eles pareciam 20 nabucodonosores. E na noite se desquitavam. Eles estão nos esperando. Era uma ausência – a viagem fora do tempo.
Um cão dava gargalhadas no escuro. ‘Tenho medo’, disse a criança. ‘Medo de quê?’, perguntava a mãe. ‘De meu cão’. ‘Mas você não tem cão’. ‘Tenho sim.’ Mas depois a criancinha também gargalhou chorando, misturando lágrimas de riso e de espanto.”
(Trecho do conto “Onde estivestes de noite”, in Onde estivestes de noite, 7ª ed., Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1994)
Serviço
Ciclo de Palestras “Primeiro Encontro com Pesquisadores da Literatura Latino-Americana Contemporânea” – 1ª Etapa
23, terça-feira, 9h30
Auditório Simón Bolivar – Sala dos Espelhos
Entrada franca
Palestra seguida de lançamento de livro