/governosp
A Fundação Memorial da América Latina apresenta a 30ª edição do já tradicional Encontro Nacional de Dança – ENDA, entre os dias 12 a 14 de agosto. O evento – realizado pelo Sindicato dos Profissionais de Dança do Estado de São Paulo, sob a direção de Maria Pia Finócchio – traça um panorama da dança atual, inclusive com a participação de bailarinos internacionais revelados em edições anteriores do evento.
O Festival, pioneiro no estímulo à dança no Brasil, vem inspirando desde sua primeira edição a realização de outros festivais no país. Nesses 30 anos, já revelou e vem lançando talentos que hoje participam de importantes grupos nacionais e internacionais. O Encontro Nacional de Dança é destinado aos profissionais de dança em atividade e contempla também as categorias amadora e semiprofissional. A seleção é feita por ordem de inscrição e os premiados são convidados para a próxima mostra.
Por meio de uma diversidade de estilos, tais como balé (clássico, moderno e contemporâneo), dança folclórica e dança de salão, sapateado, jazz e hip hop, o espetáculo reúne mais de 140 coreografias, distribuídas em cinco espetáculos com apresentações curtas de até cinco minutos de duração. Os grupos participantes são originários das mais diversas cidades paulistas, o que caracteriza o espetáculo pelo dinamismo no palco e pela variada formação deles.
Bailarinos com carrreiras internacionais revelados no evento farão participação especial nessa 30ª edição do ENDA. Entre eles: Ana Paula Oioli (Thüringen Ballet, Alemanha), Carlos Quenedit (1º bailarino do Ballet de Monterrey, México), Farley Ferenze (solista do Royal City Youth Ballet, Canadá), Guilherme de Menezes e Vitor de Menezes (English National Ballet, Londres), Liliane Baptistucci (solista do Ballet de Chicago), Priscilla Yokoi (foi 1ª bailarina no Columbia Classical Ballet, USA), Silvia Gaspar e Everson Botelho (Grupo Corpo, Belo Horizonte, MG). Esses mesmos artistas já participaram da festa comemorativa dos 30 anos do encontro, denominada Golden Starrs – XXX ENDA, em julho no Theatro Municipal de São Paulo.
No corpo de jurados estão Sara Debenedetti (coreógrafa; Milão, Itália), Alice Arja (diretora artística da Cia de Ballet do Rio de Janeiro), Grazianni Canalli (bailarino e coreógrafo do Balé Teatro Guairá) e Norma Masella (ex-primeira bailarina e ex-diretora do Theatro Municipal de São Paulo). Eles têm a responsabilidade de avaliar o desempenho dos grupos, selecionar os que se destacam e escolher os vencedores, que receberão seus prêmios no Grande Gala ENDA, em outubro, no próprio Memorial. deste ano.
Serviço
Encontro Nacional de Dança
Sexta, dia 12 de agosto, às 20h
Sábado, 13 de agosto, às 16h e às 20h
Domingo, 14 de agosto, às 16h e às 20h
Auditório Simón Bolivar
Ingressos a R$ 20,00 (meia-entrada R$ 10,00)
Abertura da bilheteria dia 12 às 17h30 e dias 13 e 14 a partir de 14h
Classificação etária: 5 anos