/governosp
Pela segunda vez, a Fundação Memorial da América Latina se abre para comemorar o Dia do Espanhol, no sábado, 18 de junho. Como no ano passado, durante o dia inteiro, em vários espaços do seu conjunto arquitetônico, em sucessão ou simultaneamente, várias manifestações artísticas se farão presentes, muitas com a participação do público. Teatro, música, aulas de dança, atividades lúdicas para adultos e crianças, aulas temáticas de espanhol, oficinas de circo, fotografia e arte urbana, contadores de histórias e mostra internacional de videogames a disposição do público para jogarem durante todo o dia estão entre as principais atrações.
Com o apoio de instituições, empresas e consulados, como Memorial da América Latina, Telefônica, Gomes da Costa, Instituto de Comercio Exterior de España, Cámara de Comercio Española, Consulado do México, Consulado do Peru, Consulado do Chile, Consulado da Colômbia, Consulado do Uruguai, Editora Moderna e SM Editora, foi produzido para a festa um verdadeiro festival gastronômico, com restaurantes que proporcionam a degustação de especialidades de várias regiões latino-americanas – comida mexicana, paella, empanadas, doces peruanos e também comidas regionais típicas do Brasil. Durante todo o dia, funcionarão no Memorial, ainda, uma feira de artesanato hispânico e livrarias especializadas em publicações em espanhol.
Organizado em todas as cidades onde há uma filial do Instituto Cervantes, o Festival Dia do Espanhol é realizado simultaneamente em 78 cidades em 44 países. Pela importância cada vez maior do Brasil no cenário internacional, pela pujança da cultura urbana de São Paulo e pelo interesse estratégico castelhano – já que a oferta do ensino do Espanhol como segunda língua se tornou obrigatória no país – o Dia do Espanhol paulista é o maior do mundo, com mais atrações e participantes. Em uma cidade acolhedora, aberta e multicultural como São Paulo, o Dia do Espanhol ganha uma dimensão muito especial ao ser celebrado no Memorial da América Latina, o lugar por excelência de encontro de todos os povos americanos.
A dimensão global da festa (celebrada simultâneamente em 73 cidades de 56 países) faz dela uma excelente plataforma de promoção para a cidade e sua cultura urbana, reconhecida internacionalmente e amplamente representada na festa com grupos como, Umoja, As Capulanas ou Cooperifa. Da Espanha chegará o melhor hip hop espanhol, com o grupo “La Excepción”, bem como o grafiteiro Arys.
A cantora e compositora peruana Adriana Mezzadri, cuja música é marcada por influências do pop, melodias folclóricas latinas, rock e country é o destaque musical dessa edição. Sua trajetória inclui parcerias com grandes nomes, como o guitarrista Carlos Santana e até participações em trilhas sonoras de novelas e filmes brasileiros.
No “Espaço ArsGames” haverá discussões sobre a arte e a indústria dos videogames com a presença do coletivo espanhol ArsGames. Em um ambiente com acesso livre à conexão de banda larga e computadores, o grupo apresentará os principais jogos desenvolvidos na Espanha e outros internacionais, que poderão ser jogados no local. Unindo a tecnologia dos games à música, o show da banda Gameboys completa a programação do espaço temático apresentando temas de jogos de videogames clássicos (http://www.myspace.com/osgameboys).
A oficina de fotografia A Cara da América Latina, com João Correia Filho, aborda a complexa técnica do retrato. A partir de discussões sobre o tema e experiências práticas, os participantes realizarão um ensaio fotográfico dos visitantes do Dia do SPñol. Para as crianças, haverá um espaço infantil com oficinas de desenho inspiradas no folclore da América pré-colombiana e atividades de ciência experimental com o grupo Fun Science – Ciência Divertida.
No encerramento dessa grande festa o grupo espanhol Emotique – conhecido internacionalmente pela mescla de tecnologia, interatividade e artes cênicas em seus trabalhos (www.emotique.com) exibe seu espetáculo multimídia São Paulo Imaginado. A performance criada especialmente para o evento combina vídeo mapping, videoarte e fotografia, criando um território imaginário a partir da cidade. O resultado da soma dessas mídias será projetado sobre o prédio do Auditório Simón Bolivar e terá acompanhamento de música eletrônica criada ao vivo.
O Dia do Espanhol é uma forma de celebrar a presença da cultura espanhola no Brasil e no mundo. Em São Paulo, a festa será realizada no Memorial da América Latina, símbolo do multiculturalismo de São Paulo e expressão da idéia de união dos povos latino-americanos. O crescimento da importância da língua espanhola no Brasil torna ainda mais importante a existência de um espaço onde seja possível ter contato com as mais diversas expressões da cultura em espanhol. Neste espírito, a edição paulistana do evento celebra o idioma como instrumento de comunicação intercultural e comercial, reunindo manifestações artísticas de toda a América Latina, do Brasil e da Espanha
Serviço
El Día del SPañol
18 de junho, sábado, das 10 às 22h
Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664
Entrada Franca
Serviços de comida e bebida pagos
Atenção: A programação está sujeita a alterações, mas pode ser encontrada sempre atualizada no site http://diadoespanhol.info/