/governosp
São Paulo, 28 de abril de 2011.
O Pantanal está em festa. O Festival da América do Sul começou oficialmente, na noite de quarta-feira, 27, na centenária cidade de Corumbá, MS, atraindo milhares de pessoas do Brasil e da Bolívia, principalmente. Mas também do Paraguai, Argentina, Peru e turistas dos quatro continentes. O evento reúne artistas de dez países latino-americanos e se espalha pela vizinha Ladário e pelas cidades de Puerto Suarez e Puerto Quijarro, já além fronteira boliviana.
A abertura com discursos se deu no Palco das Américas, no centro de Corumbá. O 8º Festival foi saudado pelo governador do Estado do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, que atribuiu “pelo menos 50% do sucesso da festa à colaboração do Memorial da América Latina.” Ao seu lado, o presidente do Memorial, Fernando Leça, declarou que a Fundação se sente honrada por dividir a curadoria do Festival pela terceira vez e que “Mato Grosso do Sul tem uma vocação natural, por ser fronteira, nessa perspectiva da integração, que é a razão mesmo de ser do Memorial. E nada melhor para essa sinergia do que o diálogo entre culturas e suas expressões artísticas”.
Nesse momento, havia pelo menos três mil pessoas no local, mas o público foi aumentando e alcançou o auge de 10 mil no meio do show de Los Kjarkas. O grupo boliviano é muito famoso em seu país e tem o seu talento e originalidade reconhecido no mundo todo, por onde passa a maior parte do ano excursionando. Era uma oportunidade, então, para seus patrícios do outro lado da fronteira verem uma das maiores expressões musicais de seu país. O que fizeram em massa.
Os shows, exposições, peças teatrais, mostras de filmes, festival de gastronomia, artesanato, dança, bate-papo literários, oficinas e palestras vão até 1º de maio. A participação é gratuita. Participarão artistas do Brasil, Paraguai, Bolívia, Peru, Argentina, Chile, Equador, Colômbia, Venezuela e Uruguai. Entre os destaques, os argentinos, Soledad Villamil, Amelita Baltar e Pedro Aznar, os paraguaios Hermanos Corbalan, os brasileiros Rita Lee, Moraes Moreira e Elias Andreato, entre muitos outros. Confira a programação completa no site www.festivalamericadosul.com.br.
Foto na primeira página: presidente do Memorial, Fernando Leça, discursa na abertura
Foto 2: Leça, André Puccinelli, governador do Mato Grosso do Sul, e Fernando Calvozo, diretor de atividades culturais do Memorial.
Foto 3: Los Kjarkas
Foto 4: o público se concentra em frente ao palco.
Fotos de Adriana Belic