/governosp
O grupo brasileiro Boca Livre e a dupla argentina Willy González e Micaela Vita são os convidados da Conexão Latina de abril. Como sempre, eles se apresentam na última sexta-feira do mês, dia 29. A série Conexão Latina “conecta” artistas brasileiros e latino-americanos e propicia um inusitado diálogo musical entre eles.
O duo hermano entoa um cancioneiro folclórico argentino arranjado de uma forma muito particular para baixo de 6 cordas, voz, percussão e aerófonos. Já o Boca Livre, desde 1979 na estrada, traz os sucessos que nos acostumamos a ouvir, como “Toada”, “Quem tem a viola” e “Todo azul do mar”, entre outros.
Boca que canta livremente
O Boca Livre é um grupo musical brasileiro de MPB, cujo primeiro disco foi lançado independentemente no final da década de 70. Com estilo refinado, ele se destacou por suas composições e também pelas versões de músicas de outros compositores. Seus arranjos instrumentais e, principalmente, vocais fugiam da métrica convencional utilizada por outros grupos, através do uso de acordes vocais dissonantes e revezamentos nos solos.
O grupo foi criado por David Tygel e Maurício Maestro. Zé Renato até então cantava no grupo Cantares e foi chamado por David Tygel para integrar o Boca Livre. Aquele chamou então Cláudio Nucci que saiu logo após o lançamento do primeiro disco, para seguir carreira solo. Zé Renato anunciou sua saída da banda em 2000, retornando em seu lugar Claudio Nucci. Em 2006, Zé Renato também retornou ao grupo, que ficou novamente com a formação clássica.
Renovação argentina
Há 6 anos juntos, os jovens Willy González e Micaela Vita desenvolvem um arrojado conceito de interpretação e de composição da música popular argentina e latino americana. O duo explora novas possibilidades de arranjos, de composições e até mesmo de instrumentação. Utiliza instrumentos de percussão, charango, arranjos vocais diferentes e um baixo acústico de seis cordas, instrumento único feito especialmente para o baixista Willy González. Algumas das canções são compostas por González.
Serviço
Conexão Latina
Willy González e Micaela Vita & Boca Livre
Dia 29 de abril, às 21h
Auditório Simón Bolívar
Ingresso: R$ 15,00 e meia-entrada
Bilheteria: dias 28, das 14h às 19h, e 29, a partir das 14.
Fundação Memorial da América Latina