/governosp
O Tango Porteño se apresenta nesta quarta, 23 de março, no Auditório Simón Bolívar, com entrada franca. Trata-se de um dos principais grupos de tango da Argentina. Comumente, ele se apresenta nessas casas tradicionais de Buenos Aires, muito procuradas por turistas brasileiros. Três casais de dançarinos acompanham a orquestra e o cantor.
O show faz parte da programação da Semana Argentina em São Paulo, promovido pelo governo daquele país. A presença do Tango Porteño no Brasil também marca o lançamento da primeira edição brasileira do famoso Festival Nacional de Tango de La Falda, que acontecerá em São Paulo nos dias 29 e 30 de junho deste ano. O Festival de La Falda existe há mais de 40 anos na Argentina. Por ele passaram celebridades do tango, como Astor Piazzola, Quinteto Real, Anibal Troilo, Osvaldo Pugliese, Julio Bocca, entre outros.
Promovido pelo Memorial da América Latina, Movimento El Arrastre, Grupo de Dança Artes Coreográficas e o município argentino de La Falda, a edição brasileira promoverá uma competição, inédita no Brasil, entre grupos de tangos nacionais. Será um campeonato direcionado a cantores e a profissionais de dança no estilo “Tango Show”. Os vencedores irão para a fase final, em julho, na cidade de La Falda, com direito a todas as despesas pagas e certificado oficial de participação. Eles farão uma apresentação especial, não competitiva. É primeira vez, em quatro décadas, que La Falda se abre para participantes de outros países.
Sim, se faz tango (e bom) em várias unidades da federação brasileira. A iniciativa de se criar uma subsede nacional do Festival Nacional de Tango de La Falda partiu do Movimento El Arrastre. Músicos brasileiros e argentinos dedicados ao tango instrumental – e radicados principalmente em São Paulo – criaram o Movimento El Arrastre em 2009. O objetivo é, segundo o site deles, divulgar e fortalecer o tango instrumental no Brasil, promovendo a pesquisa, troca de experiências, material e informações”. Participam d’El Arrastre os grupos Café Tango, Jogando Tango e De Puro Guapos. As inscrições, gratuitas, para competir na edição brasileira do Festival Nacional de Tango de La Falda podem ser feita pelo site http://elarrastre.com.br/.
Serviço:
23 de março, 21h
Tango Porteño
Espetáculo com grupo argentino
Auditório Simón Bolívar – Portão 13
ENTRADA FRANCA