/governosp
A Fundação Memorial da América Latina apresenta um concerto da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, sob a batuta de Mônica Giardini, dedicado totalmente ao genial compositor russo Sergei Prokofiev. O Coral do Instituto de Artes da UNESP a acompanha. O espetáculo musical se dá no Auditório Simón Bolívar, neste domingo, 17 de outubro, às 19h. A entrada é franca.
O compositor russo Sergei Prokofiev nasceu em 1891 e compôs sua primeira ópera aos 9 anos. Quando veio a Revolução Socialista de 1917, ele encontrava-se na Europa Ocidental. Desde então, viveria entre Inglaterra, Alemanha, Estados Unidos para finalmente voltar à União Soviética, onde viria a falecer em 1953, coberto de glórias. É o autor de obras fundamentais do séc. XX, como o balé “Romeu e Julieta”, as óperas “O Amor das Três Laranjas” e “Guerra e Paz”, e a composição infantil “Pedro e o Lobo”, entre outras. Prokofiev também fez a trilha sonora dos famosos filmes de Sergei Eisenstein, “Alexander Nevsky” e “Ivan, o Terrível”.
A segunda parte do concerto da Banda Sinfônica Jovem no Memorial será justamente a cantata Op.78, que reúne a maior parte das músicas compostas por ele para o filme “Alexander Nevsky”, de 1938. A Banda Jovem será acompanhada pelo Coral do Instituto de Artes da Unesp, regido por Vitor Gabriel. A solista será a mezzo-soprano Silvia Tessuto. A obra começa com a “Rússia sob o jugo Mongol”, traz exaltações como uma “Canção sobre Alexander Nevsky” e “Levanta-te, povo russo!”, percorre momentos históricos fundadores da nação russa, como “Cruzados em Pskov” (invasão da Ordem Teutônica), “A Batalha do Gelo” (vitória russa), “Campos dos Mortos” e, finalmente, a triunfante “Entrada de Alexander em Pskov”.
Formada por 70 músicos bolsistas, a Banda Sinfônica Jovem do Estado foi criada em 1993, sob a regência de Mônica Giardini. Em 17 anos de atividades, o grupo tem executado composições originais para Banda Sinfônica, arranjos de autores consagrados da música erudita e obras do repertório popular. A Banda participa de importantes eventos na capital e no interior do estado, com atuações em óperas, poemas sinfônicos e em obras como a primeira audição da ópera Treemonisha, de Scott Joplin (1867-1917), e Paulistana, Retrato de uma Cidade, de Billy Blanco (1924-). Entre seus convidados já figuraram nomes como o maestro húngaro Lazslo Marosi e solistas como Hector Costita, Isaías e seus Chorões e Naná Vasconcelos.
MÔNICA GIARDINI – regente titular e direção artística
Mestre em musicologia pela Universidade de São Paulo (USP), atualmente cursa doutorado nessa universidade. Formada em Piano, bacharel em Violão e Pedagogia Plena, Mônica Giardini estudou regência orquestral e de banda com os maestros Osvaldo Lupi, Willian Nichols, Eleazar de Carvalho, entre outros. Aperfeiçoou-se em diversos festivais de música como o de Bachakademie, em Sttutgart (1995). Participou como regente de diversas conferências e congressos de bandas sinfônicas, entre eles, em 2005, na Cidade do Cabo, na África do Sul e em 2006, em Córdoba, na Argentina. Foi assistente de direção artística da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. Ministrou cursos de regência, prática de ensaios de orquestra e de banda na Tom Jobim – Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP), Projeto Guri, Pró-Banda e Funarte. É regente titular da Banda Sinfônica Jovem do Estado desde 1992.
Programa:
FESTIVAL PROKOFIEV
Sergei Prokofiev Tenente Kijé Op. 60
Transcrição: Alexandre Fracalanza Travassos
1- O nascimento de Kijé 4:13
2- Romance 4:09
3 – O casamento de Kijé 2:36
4 – Troïka 2:44
5 – O enterro do Kijé 5:55
Sergei Prokofiev Alexander Nevsky – Cantata, Op. 78
Transcrição: Júlio César Figueiredo
Coral do Instituto de Artes – UNESP
Regente: Vitor Gabriel
Mezzo-Soprano: Silvia Tessuto
1- Rússia sob o jugo Mongol 3:11
2- Canção sobre Alexander Nevsky 2:37
3 – Cruzados em Pskov 6:40
4- Levanta-te, povo russo! 2:12
5- A Batalha no Gelo 12:03
6- Campo dos Mortos 5:39
7 – Entrada de Alexander em Pskov 4:45
Serviço
17 de outubro, domingo, 17
BANDA SINFÔNICA JOVEM DO ESTADO
Regente: Mônica Giardini
Coral do Instituto de Artes – UNESP
Regente: Vitor Gabriel
Mezzo-Soprano: Silvia Tessuto
Fundação Memorial da América Latina
Auditório Simón Bolívar
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – São Paulo – SP
Informações: 3823.4600
Entrada franca