/governosp
São Paulo, 11 de maio de 2010.
Para se apresentar na Virada Cultural, no dia 15, às 21h, a Orquestra Jovem Tom Jobim, sob regência do maestro Roberto Sion, reúne dois convidados especiais: um dos grupos mais importantes da história da música instrumental, o Pau Brasil, e uma das mais destacadas intérpretes vocais de canção da atualidade, Mônica Salmaso.
O concerto tem início apenas com a orquestra para a apresentação das peças Aquarela para o Ary, de Ary Barroso, Agora Sim, de Luiz Alves e Luizão Paiva, e Baile das Cores, de Roberto Sion. Na sequência, o grupo convidado Pau Brasil junta-se à orquestra para interpretar duas peças de Heitor Villa-Lobos, Melodia Sentimental e Ária Bachianas nº 4.
Na segunda parte do concerto, a Tom Jobim recebe a convidada especial Mônica Salmaso, que, juntamente com o Pau Brasil (foto abaixo), interpreta músicas de seu mais recente álbum, Noites de Gala, sobre a obra de Chico Buarque. No repertório, canções como Construção, Bom Tempo, O Velho Francisco, Ciranda da Bailarina e Deus lhe Pague. O concerto finaliza com Bye Bye Brasil, de Roberto Menescal e Chico Buarque.
Formada por 50 músicos bolsistas, a Orquestra Jovem Tom Jobim tem como objetivo o resgate de obras tradicionais de grandes compositores brasileiros, com especial dedicação à obra de Tom Jobim, e à pesquisa e experimentação musical. Sua formação alia as sonoridades e a expressividade da orquestra sinfônica (cordas, madeiras e metais) com a força e o balanço da seção rítmica (piano, contrabaixo elétrico, guitarra, bateria e percussão), proporcionando-lhe uma enorme versatilidade estética. A Orquestra se apresenta com frequência com artistas de diferentes estilos da MPB, entre os quais estão Elza Soares, Paula Lima, Chico Pinheiro, Quinteto em Branco e Preto, Germano Mathias, Dominguinhos, Claudette Soares, Alaíde Costa, Nelson Ayres, Heraldo do Monte, Arismar do Espírito Santo, Maurício Einhorn, Arrigo Barnabé e Zimbo Trio.
Programa:
Orquestra Jovem Tom Jobim, Pau Brasil, Monica Salmaso
e a música de Chico Buarque
Regente: Roberto Sion
Convidados: Mônica Salmaso e Pau Brasil
ARY BARROSO
Aquarela para o Ary
LUIZ ALVES / LUIZÃO PAIVA
Agora Sim
ROBERTO SION
Baile das Cores
HEITOR VILLA-LOBOS
Melodia Sentimental
HEITOR VILLA-LOBOS
Ária Bachianas nº 4
CHICO BUARQUE
O velho Francisco
CHICO BUARQUE
Construção
CHICO BUARQUE
Deus lhe pague
EDU LOBO / CHICO BUARQUE
Ciranda da Bailarina
ROBERTO MENESCAL / CHICO BUARQUE
Bye Bye Brasil
Serviço
Orquestra Jovem Jobim – Pau Brasil, Monica Salmaso
e a música de Chico Buarque
Data: 15 de maio, sábado
Horário: 21h
Duração: aprox. 60 min.
Indicação Etária: LIVRE
Capacidade: 876 lugares
Entrada Franca