/governosp
Para quem for permanecer na capital no dia 21, há uma opção de passeio que tem tudo a ver com o feriado: uma visita ao Salão de Atos do Memorial da América Latina para conhecer o Painel Tiradentes, de autoria de Cândido Portinari (foto acima, em cerimônia oficial).
A obra começou a ser pintada em 1948 e foi finalizada em 1949 para o Colégio de Cataguases, em Minas Gerais. Composto por cinco fases que contam os grandes episódios de protagonistas da Inconfidência Mineira, o painel possui uma rica pintura com três telas justapostas, de grandes dimensões.
No Salão de Atos, o visitante também terá a oportunidade de conhecer os seis painéis de Poty e Caribé que ilustram a formação dos povos latino-americanos.
Essas obras e o Painel Tiradentes estão disponíveis permanentemente no Salão de Atos, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Todas as pessoas, independentemente de idade, poderão visitar o espaço gratuitamente e embarcar nessa história que marcou o século XVIII.
Para saber mais informações sobre o acervo, ligue no telefone (11) 3823-4655. Aproveite também para agendar para o seu grupo uma visita monitorada ao Memorial da América Latina.
Para saber mais sobre a origem do Painel Tiradentes e seu criador, Candido Portinari, clique aqui