/governosp
São Paulo, 16 de abril de 2010.
A Fundação Memorial da América Latina assinou um convênio inédito, nesta quinta-feira, 15, com a CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos para estimular programas culturais entre os passageiros do Expresso Turístico, que promove viagens para Jundiaí e Mogi das Cruzes aos finais de semana. A novidade é que haverá sorteio de ingressos para shows, circo, exposições etc do Memorial durante os roteiros de trem. O convênio tem duração de cinco anos e pode ser prorrogado.
Serão sorteados dois pares de ingresso por viagem do Expresso Turístico: Luz-Jundiaí (foto da estação) e Luz-Mogi das Cruzes. Além disso, a programação cultural do Memorial passará a ser distribuída aos passageiros. A assinatura do documento foi saudada pelo presidente do Memorial, Fernando Leça. "Essa parceria é muito honrosa para nós, que estamos localizados ao lado da Barra Funda, uma das estações com maior movimento da CPTM". O presidente da CPTM, Sérgio Avelleda, comentou: "Fico feliz com esse convênio, que é um instrumento de política pública de disseminação das oportunidades culturais proporcionadas pela cidade de São Paulo".
As viagens do Expresso Turístico são realizadas aos finais de semana, a bordo de um trem, composto por uma locomotiva a diesel e dois vagões fabricados no Brasil na década de 50. Eles foram cedidos pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e totalmente restaurados pela CPTM. Em um ano do serviço, foram realizadas mais de 12 mil viagens.
A passagem custa R$ 28 e há descontos de 50% na compra de bilhetes para até três acompanhantes. Além da viagem de trem, é possível adquirir, à parte, roteiros opcionais com as operadoras turísticas locais, que oferecem passeios ecológicos, culturais e históricos.
Mais informações: http://www.cptm.sp.gov.br/expressoturistico