/governosp
. Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo apresenta concerto com composições, orquestração e regência de Willy Verdaguer, baixista e arranjador dos Secos & Molhados.
Sob o título "As 7 Maravilhas do Mundo Moderno", a obra do maestro, compositor e arranjador argentino Willy Verdaguer será visitada pela Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo. Durante o concerto, Jean Pierre Verdaguer, filho do músico, projetará num telão as "maravilhas" que inspiraram o compositor – precedidas de pesquisas dos costumes, folclores e mitos de diferentes povos.
Ao lado de João Ricardo e Ney Matogrosso, Willy fez parte da primeira formação do grupo Secos & Molhados. Como compositor, Verdaguer mistura influências rítmicas e melódicas, que acumulou em mais de 30 anos de carreira, para compor uma interessante – e pouco conhecida – obra contemporânea. Dela fazem parte a ópera popular baseada em lendas amazônicas “Pulomelo – A Criação do Mundo” (em parceria com David Kullock) e a pocket-ópera para banda sinfônica e coro “Iquique” (em parceria com Billy Bond), que aborda o drama vivido nas minas de sal pelos trabalhadores chilenos.
Do clássico ao jazz, do rock ao folclore, é rara oportunidade para conhecer a obra do arranjador de canções seminais da Tropicália. Baixista e maestro, Verdaguer chegou ao Brasil em 1967 com o grupo Beat Boys. Participou dos festivais da Record, acompanhando Caetano Veloso ( Alegria Alegria), Gilberto Gil (Questão de Ordem) e Gal Costa (Divino Maravilhoso).
Willy foi baixista, arranjador e diretor musical dos dois – antológicos – primeiros discos do grupo Secos & Molhados. Nos anos 70, fundou o grupo Humahuaca. Posteriormente, junto com Oscar Segovia, Enrique Bergen e Tony Osanah, formou o Raíces de América. Como músico de estúdio e shows, trabalhou com inúmeros artistas, como Walter Franco e Guilherme Arantes.
Serviço:
Memorial da América Latina – Auditório Simon Bolívar
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 Barra Funda (ao lado do metrô)
Telefone: 3823-4600
Dia: 20 de setembro de 2009 – domingo
Horário: 19h
Entrada Franca