/governosp
São Paulo, 10 de fevereiro de 2009.
A contagem regressiva para o carnaval paulistano já começou, o Memorial prepara-se para receber, nos dias 14 e 15 de fevereiro, a 19ª edição do Pholia, que traz o tradicional desfile das bandas e blocos carnavalescos da cidade de São Paulo.
Na tarde do dia 10 de fevereiro, as musas do Pholia 2009, Renata Cavinato e Kátia Alves, passaram pelo Memorial para conhecer o espaço projetado por Niemeyer e ensaiar os primeiros passos que prometem fazer o concreto tremer.
A sonhadora Renata, de apenas 21 anos, se diz realizada ao receber o título de Garota Pholia deste ano. A loira de 1,60m de altura foi a que mais se destacou entre as 12 concorrentes, ela representará com muito gingado e samba no pé o bloco da ESPM. Natural de Limeira, Renata não esconde o sotaque carregado, e conta que, por causa da carreira de dançarina que iniciava em São Paulo, trancou a graduação em Educação Física que fazia na PUC de Campinas: “era muito stress físico e mental viajar entre as três cidades”.
Kátia Alves, eleita 2ª Princesa do Pholia, nunca tinha participado de concurso nenhum, mas aceitou representar o Bloco Navio Negreiro. A mulata de 29 anos carrega na bagagem mais experiência, ela trabalha a maior parte do tempo fora do Brasil dançando em palcos estrangeiros. “Em 2007 estava na China, no interior de Taiwan, uma loucura, parecia aquela China de documentário, com as pessoas com aqueles guarda-chuvas, de bicicleta e usando aquelas máscaras por causa da poluição”, lembra e depois completa: “gostei mais da turnês que fiz pela Grécia, foi um sonho”.
Em comum as duas têm no sangue o gosto pela dança e pelos ritmos brasileiros. Além de agitar o carnaval no Memorial, Kátia desfilará também pela Gaviões da Fiel, no carro abre-alas, enquanto Renata vai sambar no camarote da Brahma.
O Pholia no Memorial é organizado pela ABBC – Associação das Bandas, Blocos e Cordões Carnavalescos do Município de São Paulo, em parceria com o Memorial da América Latina. A entrada é franca.
PHOLIA NO MEMORIAL 2009
Dias 14 e 15 de fevereiro, das 13h às 20h
Memorial da América Latina/ Praça Cívica
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda
Entrada franca
Por Gabriela Mainardi
Fotos por Fábio Pagan