/governosp
O projeto Cine Conexões do Memorial exibe, nos dias 16 e 23 de novembro, quatro episódios da série “Os Latino-Americanos”, desenvolvida pela TAL – Televisão América Latina. As sessões acontecem no espaço de vídeo do Pavilhão da Criatividade, com entrada franca.
Os documentários buscam revelar a riqueza histórica e cultural de cada país, contribuindo com os esforços de integração da região. Cada capítulo foi abraçado por um diretor diferente e, desta maneira, possui características bem particulares O desafio foi buscar a identidade de sua nação e, ao mesmo tempo, os elementos que a distinguem das demais.
Entre os realizadores destacam-se nomes como Arturo Sotto, diretor de “Os Cubanos”, que marcou presença no 3º Festival de Cinema Latino-Americano com o filme “A Noite dos Inocentes”, e Juan Martín Cueva, diretor do Festival de Cine Cero Latitud, em Quito.
Acompanhe a programação:
Dia 16
– 15h – Os Colombianos tal como são, Colômbia/Brasil, 2006, 52 min. Dir: Omar Rincón
Os Colombianos não é um documentário, ainda que suas imagens sejam reais, nem uma ficção, ainda que devaneie sobre o que é a identidade colombiana. Para o diretor, trata-se de um ensaio. Um apanhado geral da Colômbia cotidiana, sem verdades absolutas. Cidades, símbolos e pessoas flertam com a imaginação em um filme surpreendente.
– 16h – Os Cubanos – Breton é um bebê, Cuba/Brasil, 2008, 55 min. Dir: Arturo Sotto
Um anúncio de rádio convoca a população cubana a participar de um documentário, contando histórias reais que tenham algo de “extraordinário, autêntico, único, maravilhoso”. Esse é o ponto de partida de Os Cubanos – Breton é um bebê. A equipe de gravação faz uma viagem por toda a ilha, para registrar o que há de mais surreal em Cuba.
Dia 23
– 15h – Os Equatorianos – Este maldito país, Equador/Brasil, 2008, 55 min. Dir: Juan Martín Cueva
“Identidade? Não é algo que se herda e permanece, e sim algo que podemos transformar também”. As palavras do poeta Jorgenrique Adoum sintetizam a inquietação do documentário Os Equatorianos, Este Maldito País – músicos, agricultores, antropólogos e pescadores fazem uma reflexão em várias vozes sobre a identidade equatoriana.
– 16h – Os Mexicanos, México/Brasil, 2006, 54 min. Dir: Alejandro Strauss
Através do contraste entre os estereótipos e a entrada da sociedade mexicana na pós-modernidade, o documentário mostra múltiplas faces do México atual. O diretor busca derrubar a visão homogênea sobre o país construída pelo olhar europeu. Através dos discursos dos mais variados entrevistados, torna-se claro que o México é formado por “muitos países dentro de um só”, como define o diretor.
Serviço:
Cine Conexões: América Latina em foco
Dias 16 e 23 de novembro, às 15h e 16h
Memorial da América Latina – Espaço de Vídeo / Pavilhão da Criatividade
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda
Tel. 3823-4600
Entrada franca